Notícias

27 jun 2019

ROTEIRO LGBT+ DO CARNAVAL 2019 EM FORTALEZA

OS MELHORES ROLÊS PARA O PÚBLICO LGBT CURTIR O CARNAVAL 2019 NO CEARÁ

Quem nunca passou um Carnaval em Fortaleza não sabe como é ser convidado do casório de uma Iracema travesti com um bode, no meio da rua, de frente para o mar.

Você não leu errado: em “outros carnavais”, a capital cearense foi palco da cerimônia — em formato de bloquinho — que uniu em matrimônio a figura beeem contemporânea da personagem de José de Alencar, interpretada por uma travesti, ao bode Ioiô, protagonista da cultura folclórica do estado. O bicho-gente, inclusive, será destaque este ano na Sapucaí durante o desfile da Tuiuti.

Quem viveu (e vive!) um carnaval místico como o de Fortaleza já sabe que o glitter veste os corpos no primeiro fim de semana do ano, independentemente se a festa faz parte ou não do circuito oficial de pré-carnaval (consolidado como um dos maiores do país). E se você acha que o brilho se restringe ao ciclo carnavalesco, engana-se: de janeiro a dezembro, muita gente segue cintilando pelas ruas da cidade.

Então, já sabemos que a folia em Fortaleza é garantida. Por isso, a Híbrida listou o TOP 5 dos melhores rolês gratuitos para foliões LGBTI+ na capital do sol (e do brilho!). Confira aqui:

 SEXTA 01/03 

Vai ter um mooonte de travestchy na folia, sim! O Bloco das Travestidas, grupo de artistas liderado pelo ator Silvero Pereira, sobe ao palco do Aterro de Iracema com muito close e animação logo no primeiro dia de festa. As meninas são a terceira atração da noite, com apresentações que antecedem às do grupo GhettoRoots, da cantora Jord Guedes, e do Bloco Geração Coca-Cola.

O Bloco das Travestidas é atração da sexta de carnaval em Fortaleza (Foto: Thais Mesquita | Divulgação)
O Bloco das Travestidas é atração da sexta de carnaval em Fortaleza (Foto: Thais Mesquita | Divulgação)

 SÁBADO 02/03 

Quer um batuque preto que é a cara do carnaval? No sábado tem show do bloco-afro Olodum, também no Aterro de Iracema. Além do grupo, apresentam-se ainda a Orquestra Solar dos Tambores e os cantores Zé Paulo e Robson Morais.

A bateria do Olodum agita o sábado de carnaval em Fortaleza (Foto: Divulgação)
A bateria do Olodum agita o sábado de carnaval em Fortaleza (Foto: Divulgação)

 DOMINGO 03/03 

Não dá para passar pelo carnaval de Fortaleza e não saber a cor do bloco Luxo da Aldeia. Há mais de dez anos no circuito, o vermelho do Luxo resgata músicas de compositores cearenses, como Belchior e Fagner, colocando quem estiver pelo Aterro da Praia de Iracema para subir e descer, literalmente! As bandas CasaMaré, Superbanda e Os Alfazemas (do bloco Eu Não Sou Cachorro Não) também colorem o dia.

No domingo, o imperdível bloco Luxo da Aldeia leva para a folia o melhor dos compositores cearenses (Foto: Ribamar Neto | Divulgação)
No domingo, o imperdível bloco Luxo da Aldeia leva para a folia o melhor dos compositores cearenses (Foto: Ribamar Neto | Divulgação)

 SEGUNDA 04/03 

O penúltimo dia (oficial) de carnaval chega com muito samba pras manas beeeeem me-ni-ni-nhas! No Aterro da Praia de Iracema, o grupo SambaDelas protagoniza a festa, com a participação das cantoras Mel Mattos e Carla Cristina no balancê.

O SambaDelas promete esquentar o carnaval de Fortaleza na segunda-feira (Foto: Nicolas Leiva | Divulgação)
O SambaDelas promete esquentar o carnaval de Fortaleza na segunda-feira (Foto: Nicolas Leiva | Divulgação)

 TERÇA 05/03 

Pra fechar com confusão e gritaria, as bandas Academia da Berlinda, Nação Zumbi (com participação do projeto Troça Elétrica) e a Orquestra Frevo Henrique Dias encerram os trabalhos no Aterro da Praia de Iracema, com disposição para deixar todo mundo querendo mais na quarta de cinzas e de glitter.

A Academia da Berlinda encerra os trabalhos carnavalescos no Aterro da Praia de Iracema (Foto: Divulgação)
A Academia da Berlinda encerra os trabalhos carnavalescos no Aterro da Praia de Iracema (Foto: Divulgação)

 OUTROS ROLÊS 

O bloco Num Ispaia Senão Ienche anima todos os dias de Carnaval na Mocinha, de sábado a terça-feira (02 a 05/03), das 18h às 22h.

Da mesma forma, o Mercado dos Pinhões e o Mercado da Aerolândia também recebem atrações durante o carnaval. No primeiro, a programação rola das 18h às 22h; já no segundo, as atrações vão das 17h às 20h, exceto na terça-feira, que começa mais cedo, às 16h, em respeito aos bravos trabalhadores que voltam à rotina já no dia seguinte.

 NOTA DO JORNALISTA-FOLIÃO

Conheci o carnaval (e o pré) de Fortaleza ainda tímido. Não eu, mas o circuito, que fique claro. Caminhando a passos curtos e um tanto lentos, a folia da cidade vai chegando aonde ela deve estar: como protagonista do ciclo carnavalesco do Nordeste (e do País), comumente encabeçado por Salvador e a dobradinha de Recife/Olinda.

É no carnaval das muitas Fortalezas que os corpos vão transformando a cidade. É quando nossa nudez não é velada, nossos beijos não são atravessados por olhares céticos e nossos afetos não deixam de ser menos políticos — uma pena que isso não aconteça diariamente.

É nesse circuito que não importa se o/a trabalhador(a) vai à labuta no turno da tarde. Pela manhã, ele ou ela vai dar um jeitinho de ser folião, mesmo sabendo que vai chegar no trampo sem saber distinguir o que é suor e o que é glitter.

Carnaval nas Fortalezas é acordar na Praça da Gentilândia e dormir no Mercado dos Pinhões. E, entre um turno e outro, um caldinho de feijão preto com ovo de codorna é bem-vindo (e necessário).

É um carnaval de amores: pra beijar muito, muito mesmo. Seja ele, ela ou elxs. Seja com uma pessoa ou mais. Seja na areia da praia de Iracema (ou “Praia dos Crush”) ou na Praça do Ferreira. O beijo é ponto turístico de quem estará pela cidade.

E não esqueçamos: é um carnaval de amor; consentimento e respeito são sempre as melhores fantasias.

Caio Faheina

CAIO FAHEINA

Nordestino. Cearense. Fortalezense. Jornalista. Atuou em coberturas jornalísticas no grupo O POVO e foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo.

SE LIGA NELE: FACEBOOK INSTAGRAM