Notícias

25 ago 2019

#ORGULHOTODODIA ROBERTA SANTIAGO, VIVENDO A MATERNIDADE LÉSBICA

DO ENFRENTAMENTO CONTRA O PRECONCEITO ESCOLAR ÀS RELAÇÕES FAMILIARES, ROBERTA DIVIDE OS DESAFIOS DE SER MÃE E LÉSBICA NA SÉRIE #ORGULHOTODODIA #ORGULHOTODODIA

Roberta Santiago aproveita a tarde de um sábado na Praça do Jambeiro, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Mas ela não está sozinha. Como numa trupe feminina (ou uma “van escolar”, como ela mesma brinca), Roberta está acompanhada de sua parceira Bianca e cinco crianças: Helena, Olívia, Ana, Valentina e Nina. As duas primeiras são suas filhas, frutos de um relacionamento anterior.

Helena e Olívia não são suas biológicas, mas isso não impede que o vínculo com Roberta seja único. “Amor de mãe é amor de mãe”, diz a jornalista de 34 anos. Ela conta que sempre sonhou com a maternidade e, por ter se entendido como lésbica desde cedo, sabia que sua gravidez não seria tradicional.

Sua relação com a própria família, que já teve seus momentos difíceis, acabou sendo transformada pela chegada das pequenas gêmeas. Biologicamente geradas por Juliana, sua ex-companheira que gestou os embriões de um doador, as meninas carregam consigo os gestos e características da personalidade efervescente de Roberta. Prova maior de que amor de mãe supera as leis da ciência, não há.

Roberta fala, e como fala. Fala pelos cotovelos. Mas, diante das câmeras, se mostra mais contida. Reflexo do cansaço por um dia inteiro de cuidados e brincadeiras com crianças de 2 a 5 anos de idade, que amam umas às outras. Também foi por isso que encontrou em Bianca uma parceira para esse estilo de vida. Como ela nos explica, somente uma mãe pode entender e viver um relacionamento com outra mãe, já que ela também saberá que as crias são prioridade.

Ela sabe que viver num país lesbofóbico implica em desafios na criação de Olívia e Helena, mas a receita de Roberta é preparar suas pequenas guerreiras para o mundo: “Eu não posso mudar os filhos dos outros, mas posso mudar as minhas filhas”, desabafa.

Abaixo, conheça a relação de Roberta Santiago com a maternidade:

LÍVIA MUNIZ

LÍVIA MUNIZ_editora

Niteroiense apaixonada pelo Vasco, Livia é formada em Jornalismo pela UFRJ. Trabalhou como repórter e colunista na Goal Brasil durante quatro anos. É nerd, feminista e sonha ser uma ranger rosa.

SE LIGA NELA: Facebook | TwitterInstagram |