Em celebração aos 27 anos de inovação e diversidade na moda autoral, a Casa de Criadores (CdC) está se preparando para a 54ª edição com um evento especial em parceria com o SEBRAE-SP. De 24 a 30 de julho, a CdC vai sediar a oficina Crie Moda Autoral Trans-Forma, projeto pioneiro voltado para a capacitação profissional de pessoas trans. A oficina será realizada em locais icônicos de São Paulo, como a Galeria Prestes Maia, situada no Vale do Anhangabaú.

O evento oferece uma oportunidade única com inscrições gratuitas, destacando o foco em sustentabilidade e o reuso de materiais. O objetivo é fornecer um treinamento em moda que vai além das técnicas tradicionais, incluindo a criação de peças que refletem as vivências e a identidade dos participantes como pessoas trans.

“Queremos que a moda seja um instrumento de autonomia financeira e afirmação social para todos”, afirma Martha Lopes, consultora de economia criativa do SEBRAE-SP.

A oficina ocorrerá em módulos diários, de 26 a 30 de julho, das 10h às 18h. Ela é aberta a todas as pessoas trans, independentemente de formação ou experiência anterior em moda. Os interessados devem se inscrever até o dia 17 de julho através do formulário online disponível aqui. Serão selecionados 25 participantes em situação de vulnerabilidade, com base em critérios de inclusão social.

A “Crie Moda Autoral Trans-Forma” terá como foco a redesignação têxtil, utilizando materiais descartados e transformando-os em novos formatos criativos. Os participantes aprenderão a aplicar técnicas manuais para criar arte a partir do que normalmente seria considerado resíduo. Os módulos serão ministrados por três especialistas renomados: o designer e artista visual Alexandre dos Anjos, o designer Jorge Feitosa e a designer e multiartista Dayony Moura.

Para mais informações e para se inscrever, os interessados podem acessar o formulário online até o dia 17 de julho (clique aqui).