Aos 33 anos, o ator Elliot Page, conhecido por filmes e séries como “X-Men” e“The Umbrella Academy”, anunciou nesta terça-feira, 1º, que é um homem trans. Ele era conhecido pelo nome artístico Ellen Page (e essa é a última vez que mencionaremos tal alcunha na Híbrida) e despontou em Hollywood com o filme “Juno”, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, em 2008.

A declaração veio do próprio ator, através de uma publicação em suas redes sociais. “Oi, amigos. Queria dividis com vocês que sou trans e meus pronomes são ele/eles* (*they, que no inglês também pode ser usado para sujeitos de gênero não-definido ou não-binário) e meu nome é Elliot”, escreveu. “Me sinto sortudo de estar escrevendo isso. De estar aqui. De ter chegado a esse lugar na minha vida.”

“Eu amo ser trans. Amo ser queer. E quanto mais eu me abraço e aceito completamente quem sou, mais eu sonho, mais meu coração cresce e mais eu prospero. Para todas as pessoas trans que lidam com assédios, autodepreciação, abuso e a ameaça de violência diária: eu te vejo, eu te amo e farei tudo o que posso para mudar esse mundo para o melhor”, publicou Elliot.

Em 2014, Elliot se declarou como mulher lésbica e, desde então, também é um ativista dos direitos LGBTI+ pelo mundo. Dois anos depois, ele lançou a série documental “Gaycation”, que explora a cultura e os direitos da comunidade em vários países, inclusive no Brasil, onde ele entrevistou o então deputado federal Jair Bolsonaro.

Elliot já foi indicado a múltiplos prêmios Emmy e Globo de Ouro. Confira abaixo a tradução completa do anúncio e a publicação original postada pelo ator:

“Olá amigos, eu quero compartilhar com vocês que eu sou trans, meus pronomes são ele/eles* (they singular, que pode ser usado no inglês como pronome neutro para pessoas não-binárias) e meu nome é Elliot. Eu me sinto sortudo em estar escrevendo isso. Em estar aqui. Ter chegado nesse lugar em minha vida.

Eu sinto uma gratidão avassaladora pelas pessoas incríveis que me apoiaram ao longo desta jornada. Eu não consigo começar a expressar o quão extraordinário é finalmente amar quem eu sou o suficiente para ser meu eu autêntico. Eu sempre fui inspirado por inúmeras pessoas da comunidade trans. Obrigado pela coragem de vocês, a generosidade e o incansável trabalho para tornar esse mundo um lugar mais inclusivo e empático. Eu vou oferecer qualquer apoio que eu puder e continuar a lutar por uma sociedade mais amorosa e equalitária.

Eu também peço por paciência. A minha alegria é real, mas também é frágil. A verdade é que, apesar do sentimento profundo de felicidade neste momento, e reconhecendo o quanto de privilégio eu possuo, eu também estou com medo. Estou com medo da invasão, do ódio, das “piadas” e da violência. Para ser claro, eu não estou tentando colocar defeito em um momento que é de alegria e comemoração, mas eu quero pintar o quadro completo. As estatísticas são assustadoras. A discriminação com pessoas trans é predominante, maligna e cruel, resultando em conseqûencias horrorosas. Só em 2020, foi denunciado que no mínimo 40 pessoas trans foram assassinadas, a maior parte sendo mulheres trans negras e latinxs. Aos líderes políticos que trabalham para criminalizar cuidados de saúde a comunidade trans e negar nosso direito de existir e todos aqueles que possuem uma plataforma massiva que insistem em espalhar hostilidade a comunidade trans: vocês tem sangue em suas mãos. Vocês liberam fúria e menosprezo que caem sobre os ombros da comunidade trans, uma comunidade na qual 40% dos adultos admitem já terem tentado suicídio. Já chega! Vocês não serão “cancelados”, vocÊs estão ferindo pessoas. Eu sou uma dessas pessoas e nós não nos silenciaremos mais em frente aos seus ataques.

Eu amo que eu sou trans. Também amo que sou queer. Quanto mais eu me dou apoio e aceito totalmente quem eu sou, mais eu consigo sonhar, mais meu coração cresce e mais eu prospero. Para todas as pessoas trans que lidam com assédio, auto-ódio, abusos e a ameaça de violência na vidá diária: Eu vejo vocês, eu amo vocês e vou fazer tudo que eu puder para mudar este mundo para melhor.

Obrigado por lerem isso.

Todo meu amor,

Elliot”

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @elliotpage


https://www.instagram.com/p/CIQ1QFBhNFg/