Notícias

17 set 2021

ROTEIRO LGBTQ DO CARNAVAL 2020 EM FORTALEZA

Fortaleza sempre teve um pré-carnaval muito mais forte e badalado do que os dias do feriado em si. Isso por conta da migração em massa dos foliões alencarinos paras praias como Paracuru, Canoa Quebrada e Jericoacoara e porque quem tinha mais aqué pra gastar viajava também pras tradicionais folias de Pernambuco e Bahia.

Esse quadro mudou bastante nos últimos oito anos após a revitalização da Praia de Iracema e proximidades, trazendo diversos blocos, shows e o principal para a economia da cidade: turistas.

Outro ponto forte desse novo carnaval de Fortaleza são as atrações dos palcos principais no aterro, que tendem a uma atmosfera mais alternativa e desviam do axé, do nosso forró ou de ritmos tradicionalmente carnavalescos. Este ano, por exemplo, as atrações principais são Gilberto Gil, BaianaSystem, Lenine e Silva, além das conterrâneas  Luiza Nobel e As Travestidas, coletivo comandado pelo ator Silvero Pereira.

Vou concentrar esse roteiro em eventos ligados a e produzidos por LGBTQs, que não são poucos. Como dizemos no Ceará: “O mundo é gay e Fortaleza é a capital”. Então vamo nessa que vai dar certo!

PRÉ-CARNAVAL , sex (14/2) 

No Mercado dos Pinhões, a festa tá garantida com o DJ Adrian Brasil, nome forte da cena pop LGBTQ de Fortaleza, que promete não deixar ninguém parado com a superbanda.

Já na Praça do Ferreira, centro da cidade, os shows ficam por conta do talentoso Renato Black e sua soul music carnavalesca, com o tradicional bloco Luxo da Aldeia.

PRÉ-CARNAVAL , sáb (15/2) 

Composto só por mulheres lésbicas e bissexuais, o Baile Cola Velcro existe desde 2018 e neste ano ocupa a Praça da Gentilândia às 16h, prometendo seu ápice.

Getúlio Abelha, o novo popstar local, faz seu explosivo show a partir das 18h no Mercado dos Pinhões (que por si só já vale a presença), mas de quebra ainda rolam shows da Mel Matos e Bloco do Vinil.

Enquanto isso, no Largo dos Tremembés tem o fervidíssimo Bloco d’As Travestidas, às 20h. O coletivo de artistas queer e trans fica maior a cada ano, impulsionado pelo carisma do anfitrião Silvero Pereira incorporando a persona de Gisele Almodóvar.

PRÉ-CARNAVAL , dom (16/2) 

O Bloco Glitter causou um barulho enorme com sua primeira edição em 2018 e, sem apoio da Prefeitura, ele ganha novo formato este ano e acontece no Moto Libre. O evento que mistura pop com brasilidades e bagaceira ficou famoso também por misturar o público hétero com o LGBTQ, num enorme encontro de confraternização.

Agora, pra quem não se importa de acordar cedo no domingo, rola o Hospício Cultural no Benfica, às 9h. Por lá, Tia Samila e sua turma, icônicos por suas fantasias criativas, é, digamos, a parte família da folia, com várias crianças acompanhadas de seus pais.

CARNAVAL , qui (20/2) 

É techno que você curte? Pois no carnaval de Fortaleza tem! O fervo comandado pelo produtor e DJ Marcio Motor, um dos principais nomes da cena eletrônica no Ceará, começa às 16h na beira do mar, ali pelo Centro Cultural Belchior, e vai até 21h30. O after (!) começa a partir das 22h no Freqüência, e promete ir até de manhã. Seria meu sonho! No line-up ainda estão Leo Teuz, outro nome forte das picapes, e a diva Nayra Costa.

Outra dica do dia é o Baile da Verdinha, baile de máscaras às 22h na Hauz, também no Dragão do Mar, para quem quer se jogar no funk, dos clássicos aos atuais 150 bpm.

CARNAVAL , sex (21/2) 

No palco principal, no aterrinho da Praia de Iracema, acontece o baile preto da festejadíssima e promissora Luiza Nobel, cantora e militante LGBT que vem chamando bastante atenção desde o ano passado. Por ali, a partir das 18h, passam ainda outros ícones como a carioca Mart’nália e, mais uma vez (nunca é demais!), o bloco d’As Travestidas.

CARNAVAL , sáb (22/2) 

Pra quem não conseguiu ver Luiza Nobel no aterrinho, a cantora se apresenta de novo às 20h, no Mercado dos Pinhões, na Aldeota.

E pros fãs de maracatu, o dia é uma excelente oportunidade para curtir a Av. Domingos Olímpio das 17h até 1h, com um line-up que traz Solar, Rei Zumbi, Obalomi e as Nações Iracema, Pindoba, Palmares e Axé de Oxóssi.

CARNAVAL , dom (23/2) 

Domingo de carnaval não tem pra ninguém: todas as direções apontam pro show de Gilberto Gil no aterro, que dispensa qualquer apresentação. É Gilberto Gil, ponto!

CARNAVAL , seg (24/2) 

No palco principal da Praia de Iracema rola o imperdível show do BaianaSystem, que tem um histórico de apresentações apoteóticas em Fortaleza. Com abertura do DJ Adrian Brasil (de novo, aceita), a partir das 18h.

CARNAVAL , ter (25/2) 

A partir das 16h, na Praça dos Leões, acontece meu bloco favorito em Fortaleza, o As Gata Pira, que ano passado tinha tanta gente que mais parecia um show da Madonna de tão cheio! A banda formada pelas vocalistas Natasha Farias, Ilya e Paula Tesser garante repertório de axé dos anos 80, MPB e muito tropical!

Na sequência, o público deve descer em procissão até o aterro para o grand finale com o Bloco do Silva.

BÔNUS 

É sempre bom acrescentar que todos os dias rola fervo na Rua Instituto do Ceará, no Benfica, com os bares The Ligths e Gato Preto, servindo sempre o melhor do underground em Fortaleza: cerveja barata, galera gente boa e um clima que passeia do hippie ao punk. Eu adoro!

Outra dica infalível é, na dúvida, ir para a Rua dos Tabajaras. Lá existem diversos bares e clubes durante o período carnavalesco, e as ruas de pedra não param um minuto. Sem falar que você estará à beira-mar, ao lado do palco principal. Se joga!

Daniel Peixoto

DANIEL PEIXOTO

Cearense raiz, Daniel é músico com oito álbuns lançados entre sua carreira solo e a banda Montage. Atualmente, apresenta o programa Porto Dragão Sessions, no canal Music Box Brazil.

FACEBOOK INSTAGRAM | TWITTER