TOP 5 DO CARNAVAL DE SÃO PAULO
POR JOÃO KER
MINHOQUEENS
Criado por Fernando Magrin e Willians Medeiros, o MinhoQueens estreou em 2016 na intenção de agitar o Minhocão com “um pequeno grupo de amigos que quisessem sair vestidos de mulher”.
O resultado foi um público com mais de 20 mil pessoas que seguiram o carro de som do bloco da Praça Marechal Deodoro até o Largo do Arouche e o título informal de “bloco das drags”.
Desde então, eles vêm realizando festas ao longo do ano e até se unindo a projetos sociais como a Casa Florescer, que oferece auxílio a pessoas trans em situação de vulnerabilidade.
“Acreditamos que estamos aqui para celebrar a diversidade e respeito. Esse é o nosso lema”, avisa Fernando. Ele, aos 51 anos, acabou se aventurando pela arte drag graças ao bloco e, hoje, é figura certa nos desfiles como Mama Darling, enquanto Will comanda o som.
Para 2018, eles desfilam na sexta de carnaval (10/2), a partir das 16h, saindo da concentração na Praça da República e seguindo o Boulevard São João.
DOMINGO ELA NÃO VAI (MENTIRA, VAI SIM)
Dedicado ao axé da década de 1990, o “Domingo ela não vai” começou “a ir” em 2016, quando reuniu mais de 45 mil pessoas no centro da capital paulista e triplicou o feito no ano passado, unindo mais de 150 mil foliões, com direito a Gretchen em cima do trio.
Para esse ano, o bloco recebe (Candy) Mel Gonçalves, ex-Banda Uó, novamente como musa e agora como cantora, ao lado de Diego Moraes (Não Recomendados).
O desfile ainda terá a participação da Bateria da Vai-Vai e começa às 11h, na Av. 23 de Maio (altura do Viaduto Santa Generosa). Adivinha o dia?!
BLOCO DA GAYMADA
Se no Rio o Bunytos de Corpo tem (ou tinha?) por hábito fazer o público malhar mesmo que involuntariamente, em SP o Bloco da Gaymada promete encher o Largo da Batata com bastante glitter, músicas e os jogos mais “translebichas” da cidade. É pra chegar farofando e entrando na brincadeira, porque carnaval também é vida fitness. Ou não.
AGRADA GREGOS
O desfile desse ano tem gostinho especial de memes e rebolado à la freak le boom boom: no sábado, Gretchen será coroada a rainha do bloco e ainda fará um showzaço de cima do trio. A bagunça começa às 13h no Parque Ibirapuera e segue ainda com show da Princesa Sheila Mello e da madrinha Adryana Ribeiro.
SP BEATS
Reunindo as fritas todas, o rolê começa às 13h da terça-feira e traz um lineup recheadíssimo com nomes quentes da cena eletrônica, como Tata Ogan, Mamba Negra e Zopelar. Como a própria descrição do evento já indica: respeite as minas. E como a Híbrida aconselha: não esqueçam de tomar água, crianças.
JOÃO KER
Mineiro de nascença e carioca de alma, João é formado em jornalismo pela UFRJ e já passou pelas redações do Canal Futura, Site Heloisa Tolipan, Sony e Yahoo antes de realizar seu sonho com a Híbrida. Hoje, se divide entre a revista e o mundo publicitário na Pixelfordinner.