15 abr 2024
Carnaval 2024: confira um roteiro da folia LGBTQIA+ em Belo Horizonte

CARNAVAL 2024: ROTEIRO DA FOLIA LGBTQIA+ EM BELO HORIZONTE

Confira a lista com dicas dos melhores blocos, shows e festas para curtir o carnaval 2024 em BH

por MARIA EUGÊNIA GONÇALVES

Que Belo Horizonte tem se firmado como uma excelente opção para curtir essa época do ano não é surpresa para ninguém, mas os números ainda podem chocar: para o Carnaval 2024, estima-se que mais de 5 milhões de foliões estejam presentes nas ruas da capital de Minas Gerais. A segurança como prioridade, a hospitalidade do povo e o encatamento a cada novo trajeto trilhado nos diversos cantos da cidade ajudam a explicar e compreender o inegável sucesso.

Para celebrar – e orientar aqueles que irão pular o Carnaval na metrópole mineira -, separamos um guia com os principais cortejos LGBTQIA+ deste ano. Confira:




08/02 QUINTA-FEIRA

Bloco da Bicicletinha:

O Bloco da Bicicletinha acontece desde 2014, reunindo ciclistas pelas ruas de BH. Embora não seja exatamente LGBTQIA, é um bloco sempre aberto para a comunidade, especialmente, é claro, àqueles que gostam de pedalar.

Horário: 20h

Local: Serra – Praça da Bandeira, 122

Bloco da Bicicletinha [Foto: Divulgação]
Bloco da Bicicletinha [Foto: Divulgação]

09/02 SEXTA-FEIRA

Lindo Bloco do Amor

Para os fãs de Gonzaguinha, mas também para todos aqueles que celebram o amor, este bloco segue desde 2017 encantando os foliões da capital.

Horário: A partir de 18h

Local: Floresta – Rua Sapucaí, 105

Festa @bsurda

A partir de sexta-feira, a @bsurda, uma das mais tradicionais festas LGBTQIA+ da capital mineira, vai preparar uma programação especial para os dias de Carnaval. Até terça (13), o evento deve reunir o melhor da música em festa fechada com direito a rooftop. Compre seu ingresso aqui.

Horário: A partir de 21h

Local: Mira! Centro Cultural

@bsurda [Foto: Divulgação]
@bsurda [Foto: Divulgação]

10/02 SÁBADO

Então, Brilha!

Trazendo o seu já característico rosa e dourado às ruas desde 2010, o Então, Brilha! se tornou um dos blocos mais reconhecidos de Belo Horizonte, arrastando uma multidão todos os anos – e promete repetir a dose em 2024.

Horário: 5h

Local: Centro – Rua Curitiba, 3

Ladeira Abaixo

Vai ficar na região central e acha que o cortejo do Então, Brilha! sai muito cedo? Pois vá para o Ladeira Abaixo! Com bateria afinada e sem trio elétrico, o bloco tem a própria essência do carnaval de rua e reúne um público diverso desde seu surgimento, em 2015.

Horário: 8h

Local: Floresta – Praça Zamenhof, 11

Tchanzinho Zona Norte

Um dos grandes clássicos do carnaval de BH, o Tchanzinho Zona Norte terá seu segundo cortejo no sábado de folia (o bloco desfilou anteriormente no dia 27/01, na Pampulha) com a inclusão de músicas autorais no repertório.

Horário: 8h

Local: Centro – Avenida dos Andradas, 4000

Seu Vizinho

Parte do charme do Carnaval de BH é a trilha por ruas diversas e o Seu Vizinho é mais um bom exemplo disso: é um bloco que surgiu no Aglomerado da Serra para promover a arte, a cultura, a cidadania e a alegria para toda vizinhança.

Horário: 12h

Local: Vila Novo São Luca – Avenida Mem de Sá, 1882

Bloco do Pirulito

Nascido na década de 90, junto à campanha Carnaval sem AIDS, o Bloco do Pirulito informa os foliões sobre as formas de contágio da doença, endereços para realização de testes e ainda distribui preservativos.

Horário: 13h

Local: Centro – Rua Espírito Santo, 516

Bloco Gafieira

Vai para o Carnaval acompanhada do/da/de @? Cola no Bloco Gafieira, que desde 2019 leva a dança a dois para as ruas de BH com muito samba, forró, zouk, funk, axé e mais.

Horário: 12h

Local: Praça da Liberdade

Turu Turu

Folia e nostalgia se entrelaçam no Turu Turu, que traz versões de marchinha para os (não tão) velhos fãs de Sandy & Junior e de outros grandes hits pop dos anos 1990 e 2000.

Horário: 15h

Local: Calafate – Praça Carlos Marques

Então, Brilha! [Foto: Divulgação]
Então, Brilha! [Foto: Divulgação]

11/02 DOMINGO

Abalô-caxi

O famoso Alô Acabaxi, que agora funciona sob o nome Abalô-caxi, agita a capital com os principais sucessos da Tropicália e da MPB, incluindo trio elétrico e cortejo pelo asfalto.

Horário: Ainda não divulgado

Local: Ainda não divulgado

Pena de Pavão de Krishna PPK

Domingo é o dia de preparar a tinta e os adereços azúis para celebrar o Pena de Pavão de Krishna, que encanta os foliões todos os anos sob a influência do afoxé.

Horário: 8h30

Local: União – Rua Camilo Prates, 410

Bloco do Batiza

Valorizando a cidade e a música popular brasileira, o Batiza faz parte do itinerário dos foliões belorizontinos desde 2012, quando desfilou na rua pela primeira vez.

Horário: 9h30

Local: Floresta – Rua Marechal Deodoro, 210

Backstreet Bloco

Para os saudosistas dos anos 1990 e 2000, o Backstreet Bloco traz versões carnavalescas de hits dos principais artistas pop da época, como Backstreet Boys, Spice Girls, *NSync, Britney Spears, Sandy e Júnior, Rouge e Kelly Key.

Horário: 13h

Local: Calafate – Rua Oeste, 618

Bloco Eleganza

Referência na cena drag mineira, a Eleganza também preparou um bloco especial para 2024 com a melhor mistura do pop atual com o axé.

Horário: 14h

Local: Floresta – Rua Itajubá, 170

Bloco Furacão TREMBASE

A TREMBASE vai colocar seu bloco na rua mais uma vez, com show especial de Katy da Voz e As Abusadas no trio eletrônico. Imperdível!

Horário: 15h

Local: Floresta – Rua Aquiles Lobo, 180

Pena de Pavão de Krishna [Foto: Divulgação]
Pena de Pavão de Krishna [Foto: Divulgação]

12/02 SEGUNDA-FEIRA

Corte Devassa

A segunda-feira de Carnaval traz um dos blocos mais divertidos de BH, pelo seu tom satírico à monarquia com pessoas fantasiaram em trajes de época.

Horário: 9h

Local: Floresta – Rua Sapucaí, 571

Bloco da Horny

Movimento de resistência, dedicação à representatividade, liberdade e diversidade, a Horny vai contar este ano com um bloco gratuito no fervo da Sapucaí, além de duas festas privativas para quem quiser um pouquinho de intimidade neste Carnaval. Garanta seu ingresso aqui.

Horário: 16h

Local: Floresta – Rua Sapucaí, 571

Love/Paranoia

BH se tornou um dos grandes centros da cena clubber no sudeste brasileiro e a Love/Paranoia é exemplo disso com suas festas de house music. Uma atração irresistível para quem quer curtir a folia com o clima de pista de dança.

Horário: 16h

Local: Floresta – Praça Comendador Negrão de Lima, 60

Corte Devassa [Foto: Divulgação]
Corte Devassa [Foto: Divulgação]

13/02 TERÇA-FEIRA

Truck do Desejo

Definido como “bloco de mulheres lésbicas e bissexuais, não-bináries e sapatrans de BH”, o Truck do Desejo promete agitar a capital mais uma vez com um repertório eclético composto de samba reggae, funk, pagodão, marchinha, piseiro e reggaeton.

Horário: 9h

Local: Floresta – Avenida Brasil, 12

Mientras Dura

Pedida ideal para os fãs de música eletrônica, a Mientras Dura retorna este ano para mais uma festa gratuita na rua com direito à performances artísticas.

Horário: 16h

Local: São Geraldo – Rua Silva Alvarenga, 476

Pisa na Fulô

Pimeiro bloco forrozeiro do país, o Pisa na Fulô leva a tradição baiana para a capital mineira com 200 batuqueiros divididos entre zabumba, coquinho e triângulo.

Horário: 17h

Local: Bairro União – Avenida Pastor Anselmo Silvestre (via 710), 1495

Mientras Dura [Foto: Divulgação]
Mientras Dura [Foto: Divulgação]

18/02 DOMINGO

Lua de Crixtal

A programação carnavalesca de BH se encerra com o bloco Lua de Crixtal, criado há 6 anos em homenagem à Rainha dos Baixinhos, assim como a outros artistas da infância das décadas de 1980 e 1990.

Horário: 9h

Local: Centro – Rua Aarão Reis, 554

Lua de Crixtal [Foto: Paulina Molina e Henrique Sander Fernandes/Facebook/Reprodução]
Lua de Crixtal [Foto: Paulina Molina e Henrique Sander Fernandes/Facebook/Reprodução]

Maria Eugênia Gonçalves

MARIA EUGÊNIA GONÇALVES

Maria Eugênia (Jeane, para os íntimos) é Bacharel em Ciências Humanas pela UFJF. Fã de cultura pop desde criança, sua grande paixão é a sétima arte e tudo que envolve o mundo audiovisual: da produção até a forma que reflete o mais íntimo de nosso cotidiano.

Twitter Instagram