CARNAVAL 2024: ROTEIRO DA FOLIA LGBTQIA+ EM FORTALEZA
por DANIEL PEIXOTO
Depois de dois anos sem festa por conta da pandemia, em 2023 eu pude vivenciar o carnaval de Fortaleza em sua total plenitude, como “folião” e como artista. Na verdade, eu trabalhei mais do que curti, mas como estava atuando dentro do olho do furacão pude observar o quanto a cidade cresceu nos últimos anos e como a folia acompanhou esse crescimento. Vale ressaltar que, nesse período, a capital cearense tornou-se a quarta maior cidade do país e a maior economia do Norte/Nordeste brasileiro, tendo o turismo como base principal desse acontecimento. Seu último réveillon gerou polêmica e discussões bairristas nas redes sociais por ultrapassar em números de visitantes a tradicional virada de ano de Copacabana, no Rio de Janeiro, e o carnaval caminha no mesmo rumo.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o feriado deste ano deve movimentar R$ 9 milhões na economia cearense, um crescimento de 10% em comparação ao total do ano passado. Mas números à parte, vamos falar do que é o foco principal daqui: o Carnaval 2024!
Confesso que, pesquisando sobre as atrações, fiquei um pouco desapontado com a programação oficial da Prefeitura no que diz respeito à representatividade LGBTQIA+, ainda mais em locais tradicionais, como o palco principal montado na Praia de Iracema, por exemplo. Apenas o Mambembe, bloco liderado pelas fantásticas Mulher Barbada e Deydianne Piaf, é comandado por artistas abertamente da comunidade.
Então, quero basear esse roteiro para além disso, apontando aqui as festas, blocos e shows que eu, como filho da terra e pessoa queer, indicaria para qualquer amigo.
Bloco Iracema Bode Beat
Tradicional bloco que sai às ruas desde 2016, ele é liderado pelos cantores Nayra Costa e Daniel Groove, mas esse ano teve seu cortejo nas ruas cancelado por falta de apoio público, algo que também ocorreu em outras metrópoles, como Rio e São Paulo. Mesmo sem o cortejo habitual, ver Nayra e Groove cantando juntos já é um evento grandioso por si só e o bloco fará 3 shows de carnaval, em locais privados. Dia 10/2, no Beach Park; 11/2, no Tempero do Mangue; e dia 12/2, no Motolibre.
Bloco as Gata Pira
O As Gata Pira está fora da folia desde 2020, mas teve seu retorno triunfal no último dia 4, na Estação das Artes. Com os cantores Paula Tesser, Oscar Arruda, Vitoriano e Ilya à frente de uma super banda, eles se apresentam novamente dia quinta-feira (8) de pré-carnaval, ao lado do bloco Chão da Praça, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; e na terça feira (13), na Praça dos Leões. Imperdível para finalizar o carnaval em grande estilo.
Seres Mitológicos e Órbita Blue
Pros fãs de música eletrônica tem farra também. Na sexta-feira, no ótimo Sky Club Fortaleza, que fica no coração do bairro Aldeota, rola a festa Seres Mitológicos, liderada pela DJ Ruthlovi. O techno é garantido a noite toda com um line up super diverso e, além de Ruth, tocam também Aurora, MarKuz (EUA), Guika (show ao vivo), Armonique, Guilherme Queriroz e Stella Rizz.
Da sexta à terça-feira de carnaval, a barraca de praia Órbita Blue, localizada na Praia do Futuro, oferece uma excelente opção durante o dia para quem quer curtir o melhor da house music à beira-mar. Ano passado, toquei lá durante o feriado e foi uma experiência fantástica, com turistas e locais lotando a barraca para desfrutarem da excelente cozinha e bar até o pôr do sol. Segue a programação da casa: Rasteirinha (sexta, 9), DJ Bateu (sábado, 10), Pacifc Disco e Masterplan (domingo, 11), DJ Mirage (segunda, 12) e os ótimos “Tome Batom Vermelho”, de Isadora Capello, Ney Filho e Gabriel Baquit (terça, 13).
Festa da Ari
Curte Ariana Grande e música pop? Pois a Festa da Ari é uma ótima opção. Produzida pela equipe do Festival Fica Vai ter Pop, a balada rola no Gandaia Club e simultaneamente em outras quatro cidades: no Kat Klub, em São Paulo; no You Club, em Goiânia; no Galeria Café carioca; e na Posh Club, em Lisboa, Portugal.
Bloco Jaguá Tuá
No domingo (11), do meio-dia às 18h, quem curte festa de rua pode se jogar por lá com os DJs da Mirage, na rua Torres Câmara, 600, na Aldeota. Liderada pelo DJ e produtor cultural Jorge Quental, a festa promete muita World Music, Disco e House. O bloco é uma parceria com o wine bar Muá Tuá.
Segue abaixo a programação oficial da Prefeitura de Fortaleza, que está dividida em oito polos: Benfica, Domingos Olímpio, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Parque Rachel de Queiroz, Mocinha, Passeio Público e Aterrinho da Praia de Iracema.
Bloco Mambembe
Outro destaque é o bloco Mambembe, com a Mulher Barbada e Deydianne Piaf, que têm uma vasta agenda durante o carnaval. As meninas se apresentam no Mercado dos Pinhões, dia 10; no Valentina Club, dia 11; e no Aterrinho, dia 13. Barbada é uma das melhores vocalistas da atualidade no Ceará e Deydianne conta com um carisma único. Juntas, elas formam uma dupla e tanto, além da banda que as acompanha ser excelente também. Vale muito escolher pelo menos uma das datas pra ir dançar com elas.
DANIEL PEIXOTO
Da abertura para shows de lendas como The Prodigy, Bjork e The Cardingans à trilhas de novelas da Globo, Daniel Peixoto é daqueles artistas que mergulham fundo nas suas raízes sem perder a essência e a paixão por seu trabalho. Ator, cantor, compositor e performer elogiado por Justin Timberlake, apontado como “o novo David Bowie” pelo jornal The Guardian, o cearense do Crato foi chamado de “príncipe brasileiro do electro” pela MTV dos EUA e ganhou duas vezes o prêmio Dynamite de Música Independente como Melhor Álbum Eletrônico, em 2012 e 2020. Além do trabalho nos palcos, Daniel apresenta o programa Porto Dragão Sessions, exibido no canal a cabo Music Box Brazil, sobre a cena musical do Ceará todas as terças às 19h.