14 abr 2024
Carnaval 2024: confira um roteiro da folia LGBTQIA+ em Fortaleza

CARNAVAL 2024: ROTEIRO DA FOLIA LGBTQIA+ EM FORTALEZA

Confira a lista com dicas dos melhores blocos, shows e festas para curtir o carnaval 2024 em Fortaleza

por DANIEL PEIXOTO

Depois de dois anos sem festa por conta da pandemia, em 2023 eu pude vivenciar o carnaval de Fortaleza em sua total plenitude, como “folião” e como artista. Na verdade, eu trabalhei mais do que curti, mas como estava atuando dentro do olho do furacão pude observar o quanto a cidade cresceu nos últimos anos e como a folia acompanhou esse crescimento. Vale ressaltar que, nesse período, a capital cearense tornou-se a quarta maior cidade do país e a maior economia do Norte/Nordeste brasileiro, tendo o turismo como base principal desse acontecimento. Seu último réveillon gerou polêmica e discussões bairristas nas redes sociais por ultrapassar em números de visitantes a tradicional virada de ano de Copacabana, no Rio de Janeiro, e o carnaval caminha no mesmo rumo. 

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o feriado deste ano deve movimentar R$ 9 milhões na economia cearense, um crescimento de 10% em comparação ao total do ano passado. Mas números à parte, vamos falar do que é o foco principal daqui: o Carnaval 2024!

Confesso que, pesquisando sobre as atrações, fiquei um pouco desapontado com a programação oficial da Prefeitura no que diz respeito à representatividade LGBTQIA+, ainda mais em locais tradicionais, como o palco principal montado na Praia de Iracema, por exemplo. Apenas o Mambembe, bloco liderado pelas fantásticas Mulher Barbada e Deydianne Piaf, é comandado por artistas abertamente da comunidade. 

Então, quero basear esse roteiro para além disso, apontando aqui as festas, blocos e shows que eu, como filho da terra e pessoa queer, indicaria para qualquer amigo. 




Bloco Iracema Bode Beat

Tradicional bloco que sai às ruas desde 2016, ele é liderado pelos cantores Nayra Costa e Daniel Groove, mas esse ano teve seu cortejo nas ruas cancelado por falta de apoio público, algo que também ocorreu em outras metrópoles, como Rio e São Paulo. Mesmo sem o cortejo habitual, ver Nayra e Groove cantando juntos já é um evento grandioso por si só e o bloco fará 3 shows de carnaval, em locais privados. Dia 10/2, no Beach Park; 11/2, no Tempero do Mangue; e dia 12/2, no Motolibre.

Iracema Bode Beat [Foto: Marlone Melo/Facebook/Reprodução]
Iracema Bode Beat [Foto: Marlone Melo/Facebook/Reprodução]

Bloco as Gata Pira

O As Gata Pira está fora da folia desde 2020, mas teve seu retorno triunfal no último dia 4, na Estação das Artes. Com os cantores Paula Tesser, Oscar Arruda, Vitoriano e Ilya à frente de uma super banda, eles se apresentam novamente dia quinta-feira (8) de pré-carnaval, ao lado do bloco Chão da Praça, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; e na terça feira (13), na Praça dos Leões. Imperdível para finalizar o carnaval em grande estilo.

As Gata Pira [Foto: Nicolas Gondim/Divulgação]
As Gata Pira [Foto: Nicolas Gondim/Divulgação]

Seres Mitológicos e Órbita Blue

Pros fãs de música eletrônica tem farra também. Na sexta-feira, no ótimo Sky Club Fortaleza, que fica no coração do bairro Aldeota, rola a festa Seres Mitológicos, liderada pela DJ Ruthlovi. O techno é garantido a noite toda com um line up super diverso e, além de Ruth, tocam também Aurora, MarKuz (EUA), Guika (show ao vivo), Armonique, Guilherme Queriroz e Stella Rizz.

Da sexta à terça-feira de carnaval, a barraca de praia Órbita Blue, localizada na Praia do Futuro, oferece uma excelente opção durante o dia para quem quer curtir o melhor da house music à beira-mar. Ano passado, toquei lá durante o feriado e foi uma experiência fantástica, com turistas e locais lotando a barraca para desfrutarem da excelente cozinha e bar até o pôr do sol. Segue a programação da casa: Rasteirinha (sexta, 9), DJ Bateu (sábado, 10), Pacifc Disco e Masterplan (domingo, 11), DJ Mirage (segunda, 12) e os ótimos “Tome Batom Vermelho”, de Isadora Capello, Ney Filho e Gabriel Baquit (terça, 13).

Seres Mitológicos [Foto: Facebook/Reprodução]
Seres Mitológicos [Foto: Facebook/Reprodução]

Festa da Ari

Curte Ariana Grande e música pop? Pois a Festa da Ari é uma ótima opção. Produzida pela equipe do Festival Fica Vai ter Pop, a balada rola no Gandaia Club e simultaneamente em outras quatro cidades: no Kat Klub, em São Paulo; no You Club, em Goiânia; no Galeria Café carioca; e na Posh Club, em Lisboa, Portugal.

Festa da Ari é para os fãs de Ariana Grande [Foto: Instagram/Reprodução]
Festa da Ari é para os fãs de Ariana Grande [Foto: Instagram/Reprodução]

Bloco Jaguá Tuá

No domingo (11), do meio-dia às 18h, quem curte festa de rua pode se jogar por lá com os DJs da Mirage, na rua Torres Câmara, 600, na Aldeota. Liderada pelo DJ e produtor cultural Jorge Quental, a festa promete muita World Music, Disco e House. O bloco é uma parceria com o wine bar Muá Tuá.

Segue abaixo a programação oficial da Prefeitura de Fortaleza, que está dividida em oito polos: Benfica, Domingos Olímpio, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Parque Rachel de Queiroz, Mocinha, Passeio Público e Aterrinho da Praia de Iracema.

Jorge Quental lidera festa do Bloco Jaguá Tuá [Foto: Divulgação]
Jorge Quental lidera festa do Bloco Jaguá Tuá [Foto: Divulgação]

Bloco Mambembe

Outro destaque é o bloco Mambembe, com a Mulher Barbada e Deydianne Piaf, que têm uma vasta agenda durante o carnaval. As meninas se apresentam no Mercado dos Pinhões, dia 10; no Valentina Club, dia 11; e no Aterrinho, dia 13. Barbada é uma das melhores vocalistas da atualidade no Ceará e Deydianne conta com um carisma único. Juntas, elas formam uma dupla e tanto, além da banda que as acompanha ser excelente também. Vale muito escolher pelo menos uma das datas pra ir dançar com elas.

Bloco Mambembe [Foto: Youtube/Reprodução]
Bloco Mambembe [Foto: Youtube/Reprodução]

DANIEL PEIXOTO

Da abertura para shows de lendas como The Prodigy, Bjork e The Cardingans à trilhas de novelas da Globo, Daniel Peixoto é daqueles artistas que mergulham fundo nas suas raízes sem perder a essência e a paixão por seu trabalho. Ator, cantor, compositor e performer elogiado por Justin Timberlake, apontado como “o novo David Bowie” pelo jornal The Guardian, o cearense do Crato foi chamado de “príncipe brasileiro do electro” pela MTV dos EUA e ganhou duas vezes o prêmio Dynamite de Música Independente como Melhor Álbum Eletrônico, em 2012 e 2020. Além do trabalho nos palcos, Daniel apresenta o programa Porto Dragão Sessions, exibido no canal a cabo Music Box Brazil, sobre a cena musical do Ceará todas as terças às 19h.

Facebook | YoutubeInstagram