15 abr 2024
Carnaval 2024: confira um roteiro da folia LGBTQIA+ em São Paulo

CARNAVAL 2024: ROTEIRO DA FOLIA LGBTQIA+ EM SÃO PAULO

Confira a lista com dicas dos melhores blocos, shows e festas para curtir o carnaval 2024 em São Paulo

por JOÃO KER

Em mais um ano de embate com o poder público, o carnaval 2024 de São Paulo promete lotar as ruas da capital paulista, pelo menos aquelas que conseguir, depois de sofrer um desfalque às vésperas do feriado. Graças à liderança atrasada e desastrosa do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que demorou a anunciar o patrocinador oficial do evento na capital e consequentemente diminuiu o tempo hábil para que os blocos conseguissem patrocínio, 118 atrações tiveram que cancelar seus respectivos cortejos.

A lista de ausências este ano é longa e inclui atrações tradicionais da folia LGBTQIA+, como o Domingo Ela Não Vai, Meu Santo É Pop, A Madonna Tá Aqui, Chá da Alice, Bloco dos Ursos, Bloco da Tchaka e Bloco da Preta. Aqueles que permanecerem na “locomotiva do Brasil” durante o carnaval 2024 ainda terão que enfrentar o clima caótico da cidade, com previsão de chuvas e tempestades. Nunes já adiantou que a Defesa Civil está autorizada a cancelar qualquer cortejo se assim determinar as condições meteorológicas. 




03/02 SÁBADO

Acadêmicos da Ursal

Os ceciliers e buarques alternativos se encontram na divisa entre os dois bairros para curtir um pré-carnaval com bandinha e cortejo animado.

Horário: 11h

Local: Sé – R. Fortunato, 64

Bangalafumenga

Com a participação de Tiago Abravanel em cima do trio, o Bangalafumenga promete arrastar uma multidão por Pinheiros no sábado de pré-carnaval, levando brilho, música e alegria à Faria Lima, uma das avenidas mais famosas de SP, nem sempre por bons motivos. 

Horário: 13h

Local: Pinheiros – Av. Faria Lima, 4150

Rua do Orgulho

A Diversa vai lotar a Rua Augusta ao longo de toda a tarde do sábado com um lineup de blocos e artistas essenciais para o movimento LGBTQIA+ em São Paulo. A programação começa ao meio-dia (mas é de bom tom chegar antes) e inclui nomes como Salete Campari, Rita Cadilac, Karol Conká, Dimmy Kieer e mais uma penca de DJs, festas e blocos imperdíveis. 

Horário: 13h

Local: Pinheiros – Av. Faria Lima, 4150

Karol Conká fará parte da Rua do Orgulho [Foto: Divulgação]
Karol Conká fará parte da Rua do Orgulho [Foto: Divulgação]

04/02 DOMINGO

Acadêmicos do Baixo Augusta

Um dos maiores, mais tradicionais, badalados, animados e lotados blocos de rua da capital paulista, só vai quem não se importa de dançar coladinho em meio ao calor e suor humano.

Horário: 14h

Local: Sé – R. da Consolaçã

Bloco da Lexa

Engrossando o cordão dos megablocos, Lexa vai lotar as ruas da Lapa com aquela animação que só uma verdadeira aliada dos LGBT povo animado sabe exalar.  

Horário: 13h

Local: Lapa – Av. Marquês de São Vicente, 230

Bloco da Salete Campari

Quem conhece o ícone Salete Campari sabe que a gata mantém vitalidade suficiente pra mais de três dias de festa, então não se preocupe porque o segundo cortejo do seu bloco promete ter a mesma animação que o primeiro, se não mais. 

Horário: 14h

Local: Sé – Av. Vieira de Carvalho

Acadêmicos do Baixo Augusta [Foto: Facebook/Reprodução]
Acadêmicos do Baixo Augusta [Foto: Facebook/Reprodução]

10/02 SÁBADO

Carnavrah (Homenagem a Rita Lee)

Com homenagem simultânea a Rita Lee e à atriz Paula Capovilla, o bloco promete espalhar alegria, leveza e respeito às diferenças pelo centro de São Paulo.

Horário: 8h

Local: Av. Ipiranga, 794

Agrada Gregos

Outro clássico da folia paulistana, o Agrada Gregos sai no carnaval 2024 em parceria com o TikTok e uma galera da pesada, incluindo apresentações de Gloria Groove, os recém-reunidos queridos da Banda Uó e Gretchen, madrinha do rolê. Oferecendo serviço completo, o Agrada Gregos ainda vai ter também o seu próprio after, pra quem quiser esticar a noite regada a pop. 

Horário: 13h

Local: Vila Mariana – Av. Pedro Álvares Cabral x Obelisco

Bloco Minhoqueens

Outro clássico da folia que você precisa ir pelo menos uma vez na vida, o cortejo oficial do Minhoqueen vai contar com a poderosa Lia Clark e uma porção de afters espalhados pela programação oficial de carnaval. 

Horário: 12h

Local: Sé – Av. Ipiranga

Bunytos de Corpo

Um dos maiores responsáveis por lançar na década passada a tendência dos blocos fitness, no trajeto e no dresscode, o Bunytos de Corpo volta para mais um cortejo na Lapa.

Horário: 14h

Local: Lapa – Largo Padre Péricles

Tarado Ni Você

Dedicado à vasta discografia de Caetano Veloso, o Tarado Ni Você sai mais um ano, obviamente, da Ipiranga com a São João, arrastando um bando de saudosos da Tropicália no encalço.

Horário: 9h

Local: Sé – Av. Ipiranga 794

Agrada Gregos [Foto: Kaique Talles e Stevam/Facebook/Reprodução]
Agrada Gregos [Foto: Kaique Talles e Stevam/Facebook/Reprodução]

11/02 DOMINGO

Bonde Pesadão

Mais uma artista a lançar um bloco pra chamar de seu, Iza etreia o Bloco Bonde Pesadão com participações especialíssimas de MC Carol e do NX Zero (sim, você leu certo).

Horário: 12h

Local: Santo Amaro – Rua Laguna

Bloco da Pabllo

Se você está nessa página, a gente não precisa explicar o que esperar de um bloco comandado por Pabllo Vittar no Parque Ibirapuera. Vá com disposição para dançar e atenção aos pertences. 

Horário: 13h

Local: Vila Mariana – Av. Pedro Álvares Cabral x Obelisco

Bloco Emo

Sempre no limiar entre a intenção genuína e a nostalgia irônica, o Bloco Emo volta a reunir os saudosos do combo de franja e munhequeira na Lapa.

Horário: 13h

Local: Lapa – Av. Paulo VI X Praça Marcia Alberti Mammana

Bloco Ritaleena

Pioneiro nas homenagens carnavalescas a Rita Lee, o Ritaleena deste ano deve ter um gostinho agridoce e especial por ser a primeira edição desde que a Rainha do Rock brasileira nos deixou, em maio do ano passado.

Horário: 11h

Local: Lapa – R. Sepetiba 691

Bloco da Pabllo (Foto: Divulgação)
Bloco da Pabllo (Foto: Divulgação)

12/02 SEGUNDA-FEIRA

Bloco Bixa Pare

Regado a pop, gente bonita e clima de pegação, o Bixa Pare vai colorir o centro histórico de São Paulo por mais um ano, em um novo trajeto que segue até a Praça do Patriarca.

Horário: 12h

Local: Sé – Senador Paulo Egidio 72

Coletivo Bixa Pare [Foto: Facebook/Reprodução]
Coletivo Bixa Pare [Foto: Facebook/Reprodução]

13/02 TERÇA-FEIRA

Bloco do Ezatamentchy

Com apresentações de Diva Menner, Irmãs de Pau, Valéria Barcellos, Verónica Valenttino, Calêendula, Divana Montez e Heitoraaaaaaaa, a galera da Ezatamentchy promete uma festa das 9h às 18h, bem no antro de Santa Cecília.  

Horário: 9h

Local:  Santa Cecília – Rua Fortunato, 35

Bloco da Salete Campari

Em sua terceira saída no carnaval 2024, Salete Campari ocupa mais uma vez a Rua Augusta, com aquele comboio de convidados especiais, música boa e alto astral. 

Horário: 14h

Local: Sé – R. Augusta, 1300 x R. Matias Aires

O ícone Salete Campari (Foto: João Ker | Revista Híbrida)
O ícone Salete Campari (Foto: João Ker | Revista Híbrida)

17/02 SÁBADO

Bloco da Mamma

Fundado pelos artistas da Cia. Os Satyros, da Praça Roosevelt, o bloco sai este ano com uma homenagem a ninguém mais, ninguém menos que o ícone Silvetty Montilla. O lineup ainda inclui performance da Tchaka Drag Queen, que infelizmente precisou cancelar seu próprio bloco de última hora, a closeira Walério Araújo como rei e uma penca de DJs incendiando as picapes. 

Horário: 12h

Local: Sé – R. Augusta, 1300 x R. Matias Aires

Bloco Siga Bem Caminhoneira

Pras lésbicas, um bloco pras lésbicaaaas! O Caminhoneira fica na Praça Marechal Deodoro, próximo ao metrô, como opção certeira de diversão pra quem ainda não quer se despedir do glitter.

Horário: 12h

Local: Sé – Praça Marechal Deodoro

Trio BATEKOO

Pelo sexto ano consecutivo, a Batekoo leva a sua festa afrocentrada e LGBTQIA+ para as ruas do carnaval paulista, após o cortejo quase ter sido inviabilizado pela falta de patrocínio que assolou boa parte da programação este ano. A festa promete ser especial, porque além da vitória de ter feito acontecer, a Batekoo completa uma década de história em 2024.

Horário: 12h

Local: Centro – Largo do Paissandú

Charanguinha do França

Mais um da galera alternativa, o Charanguinha é a versão pocket do Charanga, mas nem por isso menos animada. Quem acorda cedo pode começar o dia por lá. 

Horário: 10h

Local: Sé – R. Major Sertório 573

Bloco Siga Bem Caminhoneira [Foto: X/Reprodução]
Bloco Siga Bem Caminhoneira [Foto: X/Reprodução]

18/02 DOMINGO

Pipoca da Rainha

O fim do carnaval de São Paulo só acontece quando Daniela Mercury decide. A Pipoca da Rainha mantém há anos a tradição de encerrar oficialmente a folia em um clima que só a maioral de Salvador tem, imprimindo sua cor e seu axé pelas ruas cinzas da capital paulista.

Horário: 14h

Local: Sé – R. da Consolação, 2101

Pipoca da Rainha [Foto: Celia Santos/Facebook/Reprodução]
Pipoca da Rainha [Foto: Celia Santos/Facebook/Reprodução]

JOÃO KER

Mineiro de nascença e carioca de alma, João é formado em jornalismo pela UFRJ e já passou por empresas como Canal Futura, Jornal do Brasil, Sony, Yahoo e The Intercept, antes de lançar a Híbrida. É também repórter do jornal O Estado de S. Paulo.

Facebook| Twitter | Instagram