Com a nova onda de agressões políticas ultrapassando os 100 registros após o primeiro turno das eleições 2018, uma nova tática de perseguição tem crescido no meio online. Nesta quinta, 11, o Grindr, aplicativo de encontros para pessoas LGBT, com foco em homens gays, começou a exibir em sua tela de início um alerta de segurança para seus usuários.

“Após a recente eleição, membros da comunidade Grindr levantaram preocupações sobre o risco com o aumento da violência. Tome as medidas necessárias para manter-se seguro esta semana”, dizia o aviso, que redirecionava para um conjunto de dicas sobre proteção no aplicativo.

Alerta de segurança exibido na tela inicial do Grindr (Foto: Reprodução)
Alerta de segurança exibido na tela inicial do Grindr (Foto: Reprodução)

Em redes sociais e no Whatsapp, alguns usuários do aplicativo já relataram casos de perfis falsos, criados com o intuito de atrair pessoas gays para um suposto encontro, que não passaria de uma armadilha para espancamento.

De acordo com o Grindr, ainda não houve nenhuma denúncia oficial de agressões cometidas após encontros marcados pelo aplicativo. Através de um comunicado oficial, emitido pelo Diretor Executivo para Igualdade, Jack Harrison-Quintana, a empresa explicou o motivo por trás do alerta:

“A segurança dos nossos usuários é nossa maior prioridade. Através do Grindr pela Igualdade – o braço de direitos humanos do Grindr – nós trabalhamos diariamente com organizações dos direitos humanos, líderes comunitários e ativistas locais para entregar mensagens de segurança para melhor proteger nossos usuários em regiões onde as comunidades LGBTQ+ são perseguidas ou áreas onde a comunidade tem levantado preocupações sobre sua segurança.

Após as recentes eleições no Brasil, denúncias de violência contra membros da comunidade LGBTQ+ chegaram ao nosso conhecimento por várias organizações locais. Isso incentivou o nosso time a emitir um lembrete de segurança para os nossos usuários brasileiros, com um link para o nosso Guia de Segurança, caso eles precisassem de fontes extras de informação.

Como o Grindr às vezes é o único lugar onde pessoas queer podem interagir entre si e ter acesso a esses recursos, nós encaramos com muita seriedade a responsabilidade que temos de servir como uma rede virtual e também como uma plataforma para disseminar informações valiosas e recursos pró-LGBTQ”.

Além do alerta e do comunicado, o aplicativo também lançou uma campanha contra discursos de ódio, com referência à música “Flutua”, parceria de Johnny Hooker e Liniker.

 

Banner divulgado pelo Grindr contra discursos de ódio no aplicativo (Foto: Reprodução)
Banner divulgado pelo Grindr contra discursos de ódio no aplicativo (Foto: Reprodução)

A tática de atrair homens gays para ataques organizados é uma prática recorrente em países onde a homossexualidade ainda é encarada política ou socialmente como um ato criminoso. Na Rússia e na Chechênia, por exemplo, membros da comunidade LGBT já declararam que foram capturados a encontros e, posteriormente, levados a locais similares a campos de concentração, onde foram submetidos a torturas e espancamentos.