Depois de cercear o carnaval carioca e ter veado peças, a Parada do Orgulho LGBT e exposições, Marcelo Crivella (PRB) decidiu na noite desta quinta-feira (5) sair de sua inanidade e censurar uma HQ da Marvel na XIX Bienal Internacional do Livro, que segue no Riocentro até domingo. Através de seu perfil oficial no Twitter, ele informou o recolhimento de “Vingadores – A Cruzada das Crianças”, sob o pretexto de defender crianças da ilustração de um beijo gay entre dois personagens, o que classificou como “conteúdo sexual”.

“A Prefeitura do Rio determinou que os organizadores da Bienal recolhessem esse livro, que já foi denunciado inclusive na internet e que traz conteúdo sexual para menores. Livros assim precisam estar embalados em plástico preto, lacrado e com um aviso do lado de fora sobre o conteúdo. Portanto, a prefeitura do Rio de Janeiro está protegendo os menores da nossa cidade”, afirmou.

Publicada no Brasil em 2016 pela Editorial Salvat e a Panini Comics, “Vingadores – A cruzada das crianças” narra a juventude de alguns super-heróis da Marvel, entre eles Wiccano e Hulking, que vivem um romance nesse universo. A história foi criada originalmente em 2010 por Allan Heinberg e Jim Cheung.

A censura de conteúdos editoriais e artísticos com suposto teor sexual foi prática recorrente durante a Ditadura Militar (1964. – 1985), atingindo vários artistas e autores. Um dos episódios mais famosos desse período aconteceu com o disco “Índia” (1973), de Gal Costa, que trazia a cantora com os seios à mostra na capa.

Em nota enviada à Revista Híbrida, a organização da Bienal afirmou que o evento “dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser“. “Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor”.

Cena do beijo gay em "Vingadores, a cruzada das crianças", censurada por Crivella por conter suposto "conteúdo sexual" (Foto: Reprodução)
Cena do beijo gay em “Vingadores, a cruzada das crianças”, censurada por Crivella por conter suposto “conteúdo sexual” (Foto: Reprodução)

A HQ da Marvel começou a chamar atenção nas redes sociais após uma mãe ter comprado o livro para o filho e feito reclamações na internet. Nesta quarta, o título ainda foi alvo de críticas do vereador Alexandre Isqueiro (DEM), durante fala na Câmara Municipal do Rio. Em comunicado, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) confirmou a notificação do caso e afirmou que, em caso de descumprimento, o evento poderá ter sua licença cassada.

A produção do festival reforçou que, neste fim de semana, terá uma programação especialmente dedicados às literaturas trans e LGBTQA+. Dentre os autores convidados, estão Luísa Marilac, Amora Moira, Pepita, João Silvério Trevisan, Jaqueline Gomes de Jesus e Tobias Carvalho.

Desde que assumiu a Prefeitura do Rio, Marcelo Crivella tem feito de seu mandato um palco para impor a sua ideologia de bispo da Igreja Universal, com atenção especial à temática LGBTQ. Em 2017, ele cortou os fundos de apoio à Parada do Orgulho LGBTI e, no ano seguinte, censurou a exposição “Queermuseu” e a exibição da peça “O Evangelho segundo Jesus, Rainha dos Céus”, protagonizada por Renata Carvalho, na Mostra Corpos Visíveis.

Confira aqui a programação completa da XIX Bienal Internacional do Livro.