O Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro, recebe a partir da próxima sexta-feira, (16), a 1ª edição do Festival Internacional de Cinema de Não Ficção – FID:RIO. Com entrada gratuita, o evento vai exibir 14 produções inéditas, entre curtas e longas-metragens nacionais e de países como Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, França, Grécia, Hungria, México e Portugal, que integram a mostra competitiva Fricções do Desejo: não ficções queer do cinema contemporâneo.

As produções selecionadas abordam vivências LGBTQIAPN+ sob múltiplos pontos de vista, revelando como diferentes contextos sociais e culturais moldam formas de existir, resistir e criar. São narrativas que investigam corpos, afetos e subjetividades queer, atravessadas por questões de raça, classe, território e gênero.

“Esses filmes contribuem para a visibilidade e o reconhecimento de identidades não normativas, ao mesmo tempo em que combatem o preconceito e abrem espaços de reflexão sobre sexualidade e gênero”, afirma Walter Tiepelmann, curador da mostra.

O júri da mostra é composto por Fernando Pocahy, Ana Fernandez Saiz, Kristina Konrad, Rafael Teixeira, Leonardo Edde, Maria Sucar, Cássio Starling Carlos e Marcelo Balbio.

Como parte da celebração do mês do orgulho LGBTQIA+, o filme vencedor da mostra será exibido novamente no dia 12 de junho, dentro da programação do Festival Identidade em Cena, também promovido pelo CCJF. A escolha será feita por uma banca formada por profissionais do mercado audiovisual, críticos e jornalistas.

O FID:RIO é uma coprodução com os tradicionais FIDBA – Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires e #LINK – Encuentro Iberoamericano de Cine Documental, ambos da Argentina.

"Polvos", de Juan Miguel Nasra integra a 1ª edição do FID:RIO, no CCJF
“Polvos”, de Juan Miguel Nasra integra a 1ª edição do FID:RIO, no CCJF

#LINK:RIO – Formação e fomento para o documentário autoral

Em paralelo à programação do festival, entre os dias 13 e 16 de maio, acontece a primeira edição do #LINK:RIO, oficina de cinema documental voltada ao desenvolvimento de projetos de realizadores do Rio de Janeiro. O laboratório, uma extensão brasileira do consolidado #LINK – Encuentro Iberoamericano de Cine Documental, selecionou nove projetos com forte assinatura autoral e propostas narrativas inovadoras.

Totalmente gratuito, o #LINK:RIO oferece mentorias com profissionais de destaque no cenário internacional, que compartilham suas experiências e métodos de trabalho com os participantes. Entre os tutores estão Walter Tiepelmann, Mario Durrieu e María Campaña Ramia; além dos brasileiros Allan Ribeiro e Renato Vallone.

A comissão de seleção dos projetos é formada por Rafael Saar, Lara dos Guaranys, Jana Wolff e Walter Tiepelmann.

A iniciativa é uma coprodução da Donna Features com a Barquinho Produtora e a FUNDOC – Fundación de Altos Estudios de Cine Documental, da Argentina. A produção geral é assinada por Celina Torrealba e Sergio Carpi, com produção executiva de Leonardo Pinheiro.

"Avant-Drag!", de Spyros Pastouras, integra a 1ª edição do FID:RIO, no CCJF
“Avant-Drag!”, de Spyros Pastouras, integra a 1ª edição do FID:RIO, no CCJF

Abaixo, confira a programação completa do FID:RIO, que ocupa o CCJF até o próximo domingo (18):

16/5 – SEXTA-FEIRA

14h: Anhell 69 – Direção: Theo Montoya (Colômbia, 2023) 72 min.

15h30: Sessão de curtas

  • Dildotecnica – Direção: Tomás Paula Marques (Portugal, 2023)
  • A chave dos meus sonhos – Direção: Gerard X Reyes e Poppy Sanchez (Canadá, 2023)
  • Como me Esquecer do Inverno – Direção: Mari Moraga (Brasil, 2023)  
  • Polvos – Direção: Juan Miguel Nasra (Hungria, 2023)
  • Mate todos eles – Direção: Sebastian Molina Ruiz (México, 2023)
  • Nunca pare de gritar– Direção: Abdellah Taïa (França, 2023)

19h: Chamadas de Moscou – Direção: Luis Alejandro Yero (Cuba, 2023)

17/5 – SÁBADO

14h: Tão imunda e tão feliz Direção: Wincy Oyarce (Chile, 2022)

16h: Eu não posso fazer sexo – Direção: Bel Gatti (Argentina, 2024)

18h: Filhas da noite – Direção: Henrique Arruda e Sylara Silverio (Brasil, 2024)

18/5 – SÁBADO

14h: Astrakan 69 – Direção: Catarina Mourão (Portugal, 2023)

16h: Avant-Drag! – Direção: Fil Ieropoulos (Grécia, 2024)

18h: O fio da tesoura – Direção: David Valverdi (Argentina, 2023)