Anitta, hoje um dos maiores nomes da música brasileira, marcará sua estreia no Carnaval do Rio de Janeiro como compositora de samba-enredo. Ela venceu a disputa da Unidos da Tijuca para o Carnaval 2025 com o enredo Logun-Edé: Santo Menino que Velho Respeita, escrito em parceria com Estevão Ciavatta, Feyjão, Miguel PG, Fred Camacho e Diego Nicolau.
A escolha do samba ocorreu no último sábado (21), na quadra da escola, embora Anitta não estivesse presente devido a compromissos fora do país. A homenagem a Logun-Edé, filho de Oxóssi e Oxum, está sendo desenvolvida pelo carnavalesco Edson Pereira.
A participação de Anitta na composição do samba se deu por sua relação com o orixá Logun-Edé, que é o regente da cantora no candomblé. A convite de Ciavatta e após uma chamada de vídeo com sua esposa, a atriz e apresentadora Regina Casé, e os demais compositores, Anitta aceitou integrar o projeto.
O refrão que destaca o nome de Logun-Edé conquistou a comunidade do Borel e foi a parte mais cantada durante as apresentações. A composição foi elogiada por contar de forma criativa e autêntica a história da entidade iorubá, considerado o orixá dos encantos, da riqueza, da fartura, da pesca e da caça.
Este é mais um marco na carreira multifacetada de Anitta, que recentemente reafirmou sua religiosidade com o lançamento do clipe de “Aceita”, no qual celebra o candomblé e aborda diferentes crenças. A faixa está presente no elogiado disco Funk Generation, seu mais recente trabalho. Agora, sua ligação com a cultura brasileira se fortalece ainda mais com sua contribuição ao maior evento popular do país.
A Unidos da Tijuca, uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, e que já foi quatro vezes campeã carioca, será a primeira a desfilar na Marquês de Sapucaí em3 de março de 2025, na segunda-feira de Carnaval.