Rikkie Valerie Kollé fez história no último fim de semana! No sábado (8), a modelo e atriz de 22 anos se tornou a primeira mulher transgênero a vencer o título de Miss Holanda durante cerimônia realizada no Teatro AFAS, na cidade de Leusden. Ela bateu outras nove finalistas e recebeu a coroa da ex-campeã, Ona Moody.

“Deixei minha comunidade orgulhosa e mostrei que isso pode ser feito. Sim, eu sou trans e quero compartilhar minha história, e também sou Rikkie e é isso que importa para mim. Eu fiz isso com minhas próprias forças e aproveitei cada momento. […] E onde quer que você esteja no mundo, quero estar lá para ser o exemplo”, escreveu em seu Instagram.


Rikkie é natural de Breda, no sul da Holanda. Aos 8 anos, ela começou a se identificar como mulher trans e, aos 16, iniciou a terapia hormonal com o apoio da família. Em 2018, a modelo participou da versão holandesa do reality America’s Next Top Model e, no ano passado, veio a cirurgia de afirmação de gênero. “Nasci no corpo errado. Eu nasci Lil Rik. Mas o Lil Rik queria ser fortemente Rikkie”, disse sobre seu processo de transição.

Ela agora se torna a segunda mulher trans a concorrer ao título de Miss Universo, após Angela Ponc ter competido pela Espanha, em 2018. O concurso passou a aceitar pessoas transexuais somente em 2012.

No último ano, a empresária Anne Jakrajutatip adquiriu a competição por US$ 20 milhões, em conjunto com a JKN Global Group, e prometeu mais representatividade para as próximas edições. “Nós buscamos não apenas continuar com o legado de providenciar uma plataforma para sujeitos engajados de diversas origens, culturas e tradições, mas também desenvolver a marca para a próxima geração”, revelou.

O Miss Universo 2023 acontece em dezembro na cidade de San Salvador, em El Salvador.