A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira (1º) a cassação do mandato do deputado gay e conservador George Santos. Com um total de 311 votos a favor e apenas 114 contra, o filho de brasileiros eleito pelo partido Republicano no ano passado foi declarado expulso em uma retaliação considerada histórica para a democracia estadunidense.

Nem mesmo a maioria de deputados republicanos no Congresso pôde salvar o mandato de George Santos. A decisão pela expulsão foi bipartidária e 105 companheiros de partido votaram a favor da sua cassação.

Santos sequer esperou a votação no Capitólio terminar. Antes de entrar no carro que o esperava fora do prédio histórico, ele proferiu suas últimas palavras de impacto como deputado federal: “Por que eu iria querer ficar aqui? Para o inferno com esse lugar!”.

Bolsonarista e abertamente homossexual, George Santos é investigado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, acusado de cometer uma série de 23 crimes no total, entre eles conspiração, lavagem de dinheiro, falso testemunho, falsificação de documentos, roubo de identidade agravado, fraude de cartão de crédito e roubo de verba pública.

Um relatório divulgado pela Comissão de Ética da Câmara estadunidense no último dia 16, mostrou que Santos desviou verba de campanha para comprar itens de luxo da Hermés, da Ferragamo e na Sephora, pagar aplicações de botox e assinar contas do OnlyFans.

Também conhecido no Brasil como a drag queen Kitara Ravache, o filho de brasileiros nega as acusações e se recusou a renunciar ao cargo. Assim, Santos se tornou o sexto deputado cassado na história dos EUA.

Agora, a Câmara de Deputados fica com a vaga de Santos em aberto. A expectativa é que o estado de Nova York, por onde ele foi eleito, faça uma nova eleição no início de 2024 para substituí-lo, em um pleito que promete funcionar como prévia da tensa corrida presidencial prevista para o segundo semestre de 2024.

LEIA TAMBÉM: