Após ter concorrido à Palma Queer no Festival de Cannes e ganhado uma recepção calorosa da crítica internacional, o documentário “Indianara” integra a programação do Festival Mix Brasil, com exibições nos próximos dias 15 e 19. Dirigido pelo brasileiro Marcelo Barbosa e pela francesa Aude Chevalier-Beaumel, o filme mostra a intimidade e o ativismo de Indianara Siqueira, fundadora da Casa Nem e militante trans.

“A revolução pode ser feita na paz, no amor e na cerveja, mas se não for, vai ser na pedrada, vai ser no fogo e no gargalo, sim! ”, afirma Indianara. No longa, é possível acompanha-la durante momentos cruciais da política brasileira, em atos e manifestações que marcaram o cenário nacional recente, como a execução de Marielle Franco, os protestos contra Michel Temer, a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a eleição de Jair Bolsonaro.

Cena de "Indianara", documentário sobre Indianara Siqueira que será exibido no Festival Mix Brasil (Foto: Divulgação)
Cena de “Indianara”, documentário sobre Indianara Siqueira que será exibido no Festival Mix Brasil (Foto: Divulgação)

Além da participação na esfera política, o filme ainda mergulha na intimidade de Indianara e retrata sua relação com o marido, católico e ex-militar, mostrando também seu trabalho desenvolvido à frente da Casa Nem, um dos principais abrigos para pessoas trans em situação de vulnerabilidade no Rio.

LEIA TAMBÉM —> 10 filmes imperdíveis na programação do 27º Festival Mix Brasil

Depois da estreia em Cannes, “Indianara” já foi apresentado em festivais na Europa, Ásia e Canadá, participou da Mostra Internacional de São Paulo e integra a programação do festival XII Janela Internacional de Cinema do Recife e do Fest Aruanda, em João Pessoa, ambos em novembro. No próximo dia 27, o filme estreia no circuito comercial da França.

Cena de "Indianara" filmada durante o ato em homenagem a Marielle Franco, no Rio (Foto: Divulgação)
Cena de “Indianara” filmada durante o ato em homenagem a Marielle Franco, no Rio (Foto: Divulgação)

O filme será exibido no Festival Mix Brasil na próxima sexta-feira (15), às 15h no Spcine Olido; e na próxima terça (19), às 19h30, no Cinesesc, com a presença da própria Indianara. Confira a programação completa aqui. Assista ao trailer de “Indianara” abaixo: