Não é só o “Bacurau” de Kléber Mendonça Filho que representa o Brasil no Festival de Cannes. Indianara”, documentário dirigido pelo brasileiro Marcelo Barbosa e pela francesa Aude Chevalier-Beaumel, também integra a programação na mostra de filmes independentes Acid (Association du Cinema Independant pour sa Diffusion), além de concorrer à Palma Queer, premiação LGBT paralela do evento.

Filmado em 2016, “Indianara” acompanha o cotidiano de Indianara Siqueira, ao contar a história da matriarca responsável pela Casa Nem, centro de acolhimento para travestis e transexuais em situação vulnerável, na Glória.

O longa, que terá duas versões, mostra a luta de sua protagonista na militância pelos direitos humanos e da população travestigênera, além de segui-la em episódios emblemáticos dos últimos anos, como a execução de Marielle Franco e a Marcha das Vadias.

O filme ganha sessão dupla na programação de Cannes, com exibições nos dias 19 e 22. No Brasil, ele será transmitido no formato média-metragem pelo Canal Futura, que assina a coprodução do projeto com a Santa Luz.

Na versão que será veiculada dia 31, às 22h30, a história é rebatizada de “Nem”, e recebe foco especial no trabalho de acolhimento desenvolvido por Indianara, assim como na resistência das meninas abrigadas na Casa fundada em 2016.