Depois de anos sofridos para a produção cultural e LGBTI+ do Rio de Janeiro, chega a primeira edição do Pajubá – Festival de Cinema LGBTI+, que selecionará 30 curtas-metragens sobre diversidade sexual e de gênero para exibição online e gratuita. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (25) pelo site oficial do evento e vão até 12 de fevereiro.

Homenageando o dialeto amplamente usado pela comunidade LGBTI+, o Pajubá vai exibir as obras selecionadas online e de forma gratuita, divididas em três mostras competitivas: Brasil Ficção, Brasil Documentário e Regional Fluminense, exclusiva para obras e diretores do Rio. Para participar, o curta precisa ter de 1 a 20 minutos, finalizado a partir de 1º de janeiro de 2018 e preencher ao menos um dos requisitos: abordagem de temáticas voltadas para a diversidade sexual e de gênero; personagens LGBTI+ como protagonistas; e direção de pessoas da comunidade.

1ª edição do Pajubá - Festival de Cinema LGBTI+ abre suas inscrições nesta segunda-feira, 25
1ª edição do Pajubá – Festival de Cinema LGBTI+ abre suas inscrições nesta segunda-feira, 25

De acordo com os organizadores do festival, a programação vai considerar “narrativas LGBTI+ que trazem as lutas políticas, tragédias, mas também alegrias, celebrações, pesquisas e experimentações estéticas e de linguagem cinematográfica”. Os vencedores serão votados pelo público e pelo júri técnico.

O 1º Pajubá – Festival de Cinema LGBTI+ do Rio de Janeiro foi contemplado pela Lei Emergencial Aldir Blanc, com patrocínio do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Prefeitura do Rio. O evento é uma realização da Cinetrupe Produções em parceria com a Um Silva Cultura e Conteúdo.