De acordo com nova pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e divulgada nesta sexta-feira (17), 79% dos homossexuais e bissexuais rejeitam a ideia de votar em Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições de 2022. Este é um dos principais grupos demográficos com a menor probabilidade de reeleger o atual presidente, à frente do público mais jovem (70%), dos moradores do Nordeste (70%), dos pretos (67%) e das mulheres (64%).

O levantamento também investigou possíveis cenários para as futuras eleições presidenciais, revelando que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a disputa, com 56% de vantagem sobre Bolsonaro num eventual segundo turno. Entre os entrevistados que se revelaram homossexuais/bissexuais, o pré-candidato petista aparece com 66% das intenção de votos, enquanto Bolsonaro é citado em apenas 7% das respostas.

O ex-presidente Lula aparece como o principal candidato presidencial entre este público para todos os cenários cogitados, superando a intenção de voto em João Doria (PSDB), que apareceu em 15% das respostas, e Ciro Gomes (PDT), com 26%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, ouvindo 3.667 pessoas com mais de 16 anos em 190 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Clique aqui para conferir o levantamento.