Na noite desta segunda-feira (23), Charli xcx surpreendeu os fãs presentes no Madison Square Garden, em Nova York, ao receber Lorde no palco para uma performance especial do remix de “Girl So Confusing”, gravado pelas duas. O momento, até então inédito, aconteceu durante o show da turnê Sweat, parceria da britânica com Troye Sivan para a divulgação conjunta dos seus álbuns brat e Something to Give Each Other.

Desde o início da divulgação do seu mais recente disco de estúdio, Charli tem convidado artistas que participaram de seus remixes para apresentações especiais. Além de Lorde, o palco do MSG desta segunda também contou com a presença de Addison Rae, que integra o remix da faixa “Von dutch”. A tiktoker, atriz e cantora já havia dado as caras em alguns dos shows de Charli anteriormente, além de marcar presença nas famosas festas promovidas pela popstar.

Qual era a treta de Charli xcx e Lorde? 

O remix de “Girl, so confusing”, com Lorde, foi lançado após vários rumores sobre quem seria a grande inspiração para a música. Na letra, Charli desabafa sobre sua insegurança em relação a outra artista feminina, a qual ela não sabia se era sua amiga ou não e com quem mantinha uma relação ambígua de admiração e inveja.

Lorde, Addison Rae e Charli xcx (Foto: Instagram/Reprodução)
Lorde, Addison Rae e Charli xcx (Foto: Instagram/Reprodução)

De Marina Diamandis a Rina Sawayama, fãs cogitaram uma leva de artistas que se encaixariam nas letras confessionais de Charli e, em junho, Lorde “enlouqueceu a internet” ao confirmar que participaria da nova versão da faixa, dando indícios de que a verdadeira “amiga-inimiga” era ela.

Em trechos como “Você sempre dizia: ‘Vamos sair’/ Mas eu cancelava de última hora/ Eu estava tão perdida na minha cabeça/ E com medo de aparecer nas fotos“, a neo-zelandeza transformou a faixa-resposta não só numa das melhores músicas de 2024, mas também num dos momentos do pop mais memoráveis dos últimos anos.

A suposta treta entre as artistas começou há mais de uma década, quando ambas surgiram no cenário de indie pop, com estéticas parecidas, mas sonoridades completamente singulares e diferentes entre si. Um dos momentos mais conhecidos e constrangedores dessa época foi quando uma repórter, em 2014, confundiu as duas cantoras e perguntou para Charli xcx sobre sua música “Royals”, que era na verdade o single divulgado então por Lorde.

Mas a estranheza entre elas parece ter ficado oficialmente no passado. Antes de se apresentarem juntas no Madison Square Garden e depois de terem lançado o remix, as duas foram vistas dançando e cantando juntas os versos da colaboração na festa de aniversário da britânica. Os cancelamentos de rolê e a vergonha de aparecer em fotos, ao que tudo indica, ficaram no passado.

A era brat e seu marco no pop

Momentos memoráveis do pop, aliás, é o que não faltou para a era brat, que dentre seus diversos virais, garantiu uma ampla discussão em torno da campanha da candidata democrata Kamala Harris às eleições presidenciais dos EUA. Foi um verão brat para os norte-americanos, sem sombra de dúvidas!

O alvoroço promete não parar por aí. Uma edição especial do disco, batizada Brat and it’s completely different but also still brat, já foi confirmada para o próximo dia 11 e terá todos os remixes já lançados até aqui: “Girl, so confusing”, com Lorde; “360”, com Robyn e Yung Lean; “Von dutch”, com Addison Rae; “Guess”, com Billie Eilish; e “Talk talk”, com Troye Sivan. A esperança é de que ela consiga reunir outros artistas para as faixas restantes do álbum.

Assista à participação cheia de energia das duas abaixo: