Após uma temporada de estreia marcante e de casa cheia no Sesc Copacabana, o espetáculo de dança Vogue Funk retorna ao Rio de Janeiro para duas apresentações neste mês de novembro. Misturando o funk carioca e o universo ballroom/vogue, a performance transcende as fronteiras da dança para criar uma narrativa única da periferia, unindo “crias” e “manas” em um palco cheio de representatividade e força cultural.

Criado pelo diretor artístico Rafael Fernandes, Vogue Funk faz parte de um desejo de dar visibilidade a duas expressões culturais que, mesmo marginalizadas, possuem uma relevância histórica e um papel essencial na formação da identidade periférica e jovem. “Tanto o Funk quanto a cultura Ballroom são frutos de resistência e encontram na arte uma forma de sobrevida. Elas são uma prova da capacidade da cultura periférica de se reinventar e de ocupar seu espaço como manifestação de excelência”, diz Rafael.

O espetáculo reúne DJs, chants, batalhas de passinhos e outras expressões desses universos, e não se limita a reproduzir uma estética: ele busca ressignificar e amplificar as vozes e gestos dessa cultura. Para a diretora Patfudyda, “não estamos apenas apresentando uma série de coreografias, mas sim criando imagens e movimentos que desafiam padrões, que contam histórias de resistência e inventam novos significados a partir de poses e gestos radicais”.

A apresentação ainda conta com figuras essenciais da cena, como Mother Juju Ninja, André Oliveira DB, DJ Yure IDD e Kill Bill Balenciaga. “O elenco é formado por artistas que, além do talento, carregam consigo histórias de vida e conquistas para suas comunidades. Esse espetáculo é um espaço onde essas histórias se cruzam e se potencializam”, afirma Patfudyda.

A produção é assinada pela Quafá Produções, que, há mais de uma década, atua na realização de projetos voltados para a cultura urbana e periférica, e vê neste espetáculo uma oportunidade de amplificar o protagonismo de vozes negras, reforçando seu lugar na linha de frente da arte contemporânea.

Vogue Funk contece no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, Humaitá, nos dias 16 e 17 de novembro. Os ingressos estão disponíveis para compra online em valores a partir de R$ 25 a meia.