A última pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha no fim do ano passado apontou que 83% dos homossexuais e bissexuais não votariam em Jair Bolsonaro (PL) de jeito nenhum nas eleições de 2022. Este é um dos principais grupos demográficos com a menor probabilidade de reeleger o atual presidente, à frente do público mais jovem (67%), brasileiros do Nordeste (67%) e pessoas pretas (67%).

Os novos dados superam o levantamento anterior publicado em Setembro de 2021, que identificou uma taxa de rejeição de 79% dos homossexuais e bissexuais com relação a Bolsonaro.

A pesquisa também apontou que, na disputa entre Lula (PT), Bolsonaro, Sérgio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), o ex-presidente petista tem 59 pontos de vantagem sobre o atual chefe do Executivo entre os homossexuais e bissexuais entrevistados, com 68% a 9%. Esta é a maior distância observada entre os dois candidatos, superando as apresentadas pelos grupos de desempregados que procuram emprego (46 pontos), pessoas pretas (45 pontos), brasileiros do Nordeste (44 pontos), brasileiros mais pobres (40 pontos), dentre outros.

O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 16 de dezembro de 2021 e ouviu 3.666 pessoas com mais de 16 anos em 191 municípios do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.