A Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo, que este ano traz o tema Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo! Vote consciente pelos direitos da população LGBT+, acontece no domingo do dia 2 de junho, com a concentração marcada para as 10h, no lado ímpar da Avenida Paulista.

Além dos shows de Pabllo VittarGloria GrooveFilipe Catto, Banda Uó e mais, a Parada também vai contar com uma programação paralela que pretende movimentar a capital paulista antes e após o evento principal.

Para te ajudar a se preparar, organizamos uma lista com os principais eventos para quem quiser cair nas baladas, assistir aos shows dos principais artistas LGBTQIA+, conhecer negócios liderados pela comunidade, se aventurar pelo mundo nerd e muito mais. Confira abaixo.

Quarta-feira (29/05)

  • Museu da Diversidade Sexual

Após passar por uma reforma estrutural durante o último ano e meio, o Museu da Diversidade Sexual de São Paulo finalmente retorna às atividades nesta quarta-feira pré-feriado com as exposições Pajubá: A Hora e a Vez do Close, com curadoria de Amara Moira e Marcelo Campos; e Artes Dissidentes, de Dri Galuppo. Para maiores informações, basta acessar o site oficial da instituição.

Museu da Diversidade Sexual após reforma (Foto: Divulgação)
Museu da Diversidade Sexual após reforma (Foto: Divulgação)

Quinta-feira (30/05)

  • Feira da Diversidade

Parte da programação oficial da Parada, a Feira Cultural da Diversidade reúne expositores, artistas, comércios e ações voltadas para ou feitas pelo público LGBTQIA+. É uma ótima oportunidade de apoiar os negócios liderados pela comunidade e conhecer projetos de apoio à nossa população, além de se divertir com música boa, shows e comidinhas. O evento começa às 10h, no Memorial da América Latina (Barra Funda), e os ingressos grátis podem ser retirados aqui.

Feira da Diversidade 2024 (Foto: Divulgação)
Feira da Diversidade 2024 (Foto: Divulgação)
  • Micareta São Paulo

Entre os dias 30 e 31 de junho, quinta de Corpus Christi e sexta-feira, a Micareta SP vai levar para a Arena Pinheiros os shows de Ivete Sangalo, Solange Almeida, Gloria Groove, É o Tchan, Pedro Sampaio, Claudia Leitte, Joelma, Christian Chávez, Alinne Rosa e mais. Além das atrações principais, o evento também vai contar com uma programação eletrônica, formada por diversos DJs. Os ingressos estão disponíveis no site oficial.

Micareta São Paulo (Foto: Divulgação)
Micareta São Paulo (Foto: Divulgação)

Sexta-feira (31/05)

  • Marcha do Orgulho Trans

A 7ª edição da Marcha do Orgulho Trans começa a partir das 11h, no Largo do Arouche. Criado para dar mais visibilidade às pessoas trans, travestis e travestigêneres, o evento tem um lineup de ativistas, artistas e influenciadores da população T e é gratuito. Este ano, os grandes destaques vão para os shows de Majur e Jaloo.

Marcha do Orgulho Trans (Foto: Agência Brasil)
Marcha do Orgulho Trans (Foto: Agência Brasil)
  • POC CON

A feira LGBTQIA+ de quadrinhos e artes gráficas acontece nos dias 31 de maio e 01 de junho, no CCSP (Centro Cultural São Paulo), das 15h às 21h. Além da exposição de artistas independentes, o evento, que neste ano homenageia o quadrinista Octavio Cariello, também vai contar com o concursos de cosplay, oficinas, bate-papo e a participação de mais de 170 artistas LGBTQIA+.

POC CON 2024 (Foto: Divulgação)
POC CON 2024 (Foto: Divulgação)
  • VHS Pride

Organizada pela galera do Papel Pop, a VHS é uma das queridinhas de quem não abre mão de ouvir um bom pop, das farofas às b-sides, dos lançamentos às nostálgicas. A edição Pride, uma das mais aguardadas do ano, promete lotar o tradicional Cine Jóia, na Liberdade, e os ingressos já estão voando.

Festa VHS (Foto: Facebook/Reprodução)
Festa VHS (Foto: Facebook/Reprodução)
  • Ursound

Ponto inegociável do mundinho urso (e todas as lontras, chasers & subculturas derivadas), a tradicional Ursound promete  esquentar o clima do Hotel Cambridge, no Centro Histórico de São Paulo. Os ingressos estão disponíveis aqui.

Ursound 2024 (Foto: Divulgação)
Ursound 2024 (Foto: Divulgação)
  • V de Viadão

A tradicional festa LGBTQIA+ marcou uma edição especial para celebrar a Parada, chamada Festa do Pijama. O evento acontece no Fabrique Club, localizado na Bairra Funda, com a participação das drag queens Frimes, Desirée Beck, Alma Negrot e mais. Para os mais ousados, é importante frisar: o darkroom está garantido! Ingressos na Shotgun.

V de Viadão (Foto: Divulgação)
V de Viadão (Foto: Divulgação)

Sábado (01/06)

  • Super Kevin

Uma das maiores festas a casar música eletrônica com pegação, a Kevin promete uma megaedição imperdível na véspera da Parada, vide a escolha do novo local, o Campo de Marte, em Santana. Não bastasse os atrativos que tem por si só, o evento ainda terá uma apresentação especial de Jake Shears, o líder do Scissor Sisters que vem pela primeira vez ao Brasil como artista solo para divulgar o Last Man Dancing, seu elogiado segundo disco. Os ingressos estão aqui.

Edição especial da Kevin com Jake Shears (Foto: Divulgação)
Edição especial da Kevin com Jake Shears (Foto: Divulgação)
  • dando

Outra queridinha da galera que curte uma pegação coletiva com techno ao fundo, a dando prepara uma edição especial para aproveitar o público efervescente de São Paulo durante o fim de semana da Parada. Com um timaço de DJs, artistas visuais e performances, a diversão é garantida e a melhor dica para curtir é chegar cedo para evitar a fila quilométrica e deixar a PrEP em dia. Os ingressos tão aqui.

dando (Foto: Divulgação)
dando (Foto: Divulgação)

Domingo (02/06)

  • Camarote Pride Nas Alturas

Para quem deseja vivenciar a 28ª edição da Parada com vista privilegiada, atrações especiais e open bar and food, o Camarote Pride é a melhor opção! Este ano, o evento vai contar com os shows de Majur e Jaloo; performances do Cabaret das Drags, além da presença dos DJs Thales Sabino, Gil Riquerme e Sasha Zimmer. Acontece no Blue Note, a partir de meio-dia, com ingressos disponíveis no Shotgun.

Majur e Jaloo são as atrações principais do Camarote Pride deste ano (Foto: Divulgação)
Majur e Jaloo são as atrações principais do Camarote Pride deste ano (Foto: Divulgação)
  • Alicate

Produzida pela poderosa trinca formada por Ali Prando, Filipe Catto e Gustavo Koch, a Alicate tem movimentado a cena underground de São Paulo desde que foi lançada e é certamente o after mais quente da Parada. O som é meio que um liquidificador de referências queer nacionais e internacionais e a vibe é para quem um dia quis visitar o Studio 54, mas não conseguiu. Ingressos disponíveis aqui.