Após um 2022 agitado, com temporadas inéditas nos Estados Unidos (edição regular e All Stars), Reino Unido, Itália, Canadá e Oceania, além de estreias na Espanha, França e Filipinas, assim como os novos formatos Canada vs the World e UK vs the World, a franquia RuPaul’s Drag Race promete uma agenda ainda mais complexa, recheada e diversa para o próximo ano.

A produção do premiado reality criado por RuPaul Charles confirmou nesta segunda-feira (12) a exibição da sua 15ª temporada a partir do próximo dia 6, nos EUA. Também foram anunciadas novas versões da franquia para a Alemanha, México e, finalmente, Brasil – ainda sem data prevista de estreia -, e a 3ª edição do spin-off Secret Celebrity Drag Race. Por aqui, o programa será exibido em parceria pela MTV Brasil e Paramount+, que se tornou o serviço oficial de streaming das outras temporadas de Drag Race no País.

Uma nova competição internacional, chamada de Global All Stars, também está sob produção, de acordo com a Entertainment Weekly.

Em exibição nos EUA pela VH1 desde 2017, a competição, que estreou no canal local Logo, será exibida a partir de 2023 pela MTV e continuará nos catálogos de streaming do World of Wonder (WoW), responsável pela distribuição da franquia, e da Paramount+.

“A World of Wonder está entusiasmada em expandir sua parceira com a MTV Entertainment Studios. Drag Race é sobre temas universais de amor, autoexpressão, e aceitação, e não existiu nenhum momento tão importante como agora para essas ideias serem manifestadas internacionalmente. Graças a Chris McCarthy, Nina L. Diaz e seu time incrível na MTV Entertainment Studios, estamos honrados de continuar nossa missão de apresentar a arte drag em diferentes línguas e culturas ao redor do mundo”, disseram os CEOs da WoW, Fenton Bailey e Randy Barbato, em comunicado à imprensa.

Nesta terça-feira (13), o elenco da 15ª temporada dos EUA também foi anunciado, com 16 queens na busca pela coroa – Amethyst, Anetra, Aura Mayari, Irene Dubois, Jax, Loosey LaDuca, Luxx Noir London, Malaysia Babydoll Foxx, Marcia Marcia Marcia, Mistress Isabelle Brooks, Princess Poppy, Robin Fierce, Salina EsTitties Sasha Colby e as gêmeas Spice e Sugar, competindo individualmente. Confira o tradicional vídeo de apresentação das participantes abaixo:

“RuPaul’s Drag Race” está no ar desde 2009. Vencedor de 4 prêmios Emmy como Melhor Reality Show de Competição, a atração, comandada por RuPaul Charles, foi a responsável por ajudar a difundir a arte drag na cultura pop do Ocidente, assim como revelou importantes nomes da cena, tais quais Shangela, Bianca Del Rio, Trixie Mattel, Katya Zamolodchikova, Bob the Drag Queen, dentre outros. Nos últimos anos, o programa tem expandido seus horizontes com a participação do primeiro candidato heterossexual e o aumento de queens transexuais.

Além das edições já anunciadas, o reality também pode contar com outras x temporadas, se renovadas e confirmadas:

  • All Stars 8
  • Bélgica S1
  • Bélgica S1
  • Canadá S4
  • Espanha S3
  • Espanha All Stars
  • França S2
  • Filipinas S2
  • Itália S3
  • Oceania S3
  • Reino Unido S5

Por aqui, seguimos ansiosos pelas novas temporadas – em especial, pela versão brasileira, que ainda não teve seu time de júris e de candidatas anunciados.