O influenciador digital Fernando Galdino, mais conhecido nas redes sociais como Nando Gald, denunciou ataques homofóbicos que vem recebendo desde que viralizou na internet com seu bordão “Respeita minha história!”. Com mais de 1 milhão de seguidores somados em todas as plataformas, o carioca de 30 anos desabafou sobre as mensagens preconceituosas.

“Eu aprendi uma coisa: se eu não gosto de um certo tipo de música, não vou escutar. Então a pessoa que não gosta de mim, não gosta do meu trabalho, não precisa vir aqui nas minhas redes sociais para me atacar”, afirmou em um vídeo divulgado na última sexta-feira (19).

Nando furou a bolha e se tornou conhecido entre torcedores de futebol por quebrar estereótipos e frequentar jogos de futebol com seu leque nas cores da bandeira LGBTQIA+. Torcedor do Vasco da Gama, ele foi abraçado pela maior parte da torcida, que acompanha seus vídeos vestindo a camisa do clube nas arquibancadas do estádio de São Januário.

“Não vão me calar. Vou continuar indo ao estádio, dando close. Esse é meu jeito. O Vasco super me abraça. Não vou ficar me moldando por uns e outros que estão incomodados da forma que eu torço”, acrescentou.

Nando Gald com seu leque em São Januário (Foto: Reprodução/X)
Nando Gald com seu leque em São Januário (Foto: Reprodução/X)

Se a maioria dos torcedores vascaínos vibram com o conteúdo de Nando e sempre fazem fila para tirar fotos com ele em dias de jogos, outros mostram sua intolerância em mensagens de áudio enviadas diretamente para o influenciador.

“Para de usar a camisa do Vasco quando for fazer essas graças aí imitando homossexual. A gente já sofre demais. Os caras ficam de chacota com a nossa cara. Meio que enfeia a história do Vasco”, disse um dos torcedores, que não teve sua identidade revelada.

No entanto, a história do Vasco é de inclusão, e o próprio clube já convidou Nando Gald para diversos eventos oficiais e jogos do time. Em nota, a diretoria repudiou os ataques, afirmando que o Vasco “carrega em suas raízes o Respeito, a Igualdade e a Inclusão”, e que o cruz-maltino é “o time que abraça e acolhe todas as diferenças em nossa torcida”.

@nandogald #sereiadeurucania #vascodagama #eovascao #respeitaaminhahistoria ♬ som original – Fernando Galdino

Quem é Nando Gald?

Nascido e criado em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, Nando também recebeu o apoio de figuras como a influenciadora Camilla de Lucas, e as cantoras Teresa Cristina e Marvvila. Ademais, a torcida Vasco LGBTQ+ também saiu em defesa do influenciador digital.

“Nós vamos seguir sim usando camisa colorida dentro e fora de São Januário. Todo apoio ao Nando e a todos os outros LGBTs que tem sua existência e seu direito de ser negado por gente que pensa que manda em alguma coisa. Batam seus leques!”, diz o comunicado da torcida.

Além dos vídeos sobre futebol, Nando Gald mostra nas redes o seu dia a dia na comunidade da Urucânia, e também montado como Katrinna, drag queen que nasceu em 2017, antes mesmo de toda a fama na internet. O vascaíno afirmou que vai acionar a justiça em relação aos ataques recentes.

“Eu tenho medo, mas não posso deixar o medo calar a minha voz. Hoje eu tenho a justiça do meu lado, eu tenho uma lei que me protege, uma lei que me ampara, uma lei que me dá total suporte contra esses ataques.”