Após dois anos de atividades virtuais pela pandemia do coronavírus, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo finalmente retornará para as ruas em 2022. Desta vez, o tema escolhido foi: “Vote com orgulho – por uma política que representa” – uma decisão que reflete o compromisso da comunidade com a luta por direitos em um ano crucial de eleições, com data marcada para o dia 19 de junho, na Avenida Paulista.

Para Claudia Garcia, presidenta da ONG APOGLBT SP, a 26ª edição da marcha pretende ressaltar ao público a importância do voto nas eleições 2022: “Neste ano de desafios, em que continuamos enfrentando a covid-19, queremos que o público se lembre da sua responsabilidade em apoiar representantes que estejam comprometidos com um Brasil mais justo e igualitário – por isso, endossamos na nossa campanha a necessidade de atenção com as eleições que se aproximam”.

O anúncio do tema foi feito no último dia 5, através de uma live no Youtube, e contou com representantes da APOLGBT-SP; da Agência FOME; da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo; e do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

Em 2020 e 2021, a Parada do Orgulho de SP foi realizada através de transmissões online. Apesar da facilidade de acesso do público, a live foi alvo de críticas por sua estrutura e, especialmente, pela ausência de ícones consagrados do movimento e de posicionamento político dos apresentadores – uma característica atípica para celebrações desse porte. Com o tema “Vote com orgulho – por uma política que representa”, esperamos que o ativismo LGBTI+ volte a ganhar mais destaque neste que é o principal evento LGBTI+ da América Latina.