Victor Piercing: um performer pioneiro na arte do terror e da androginia
Victor Piercing, 47 anos, foi literalmente criado em cima dos palcos das casas noturnas LGBTQIA+. Começou muito cedo e, com muita criatividade, apresentou ele mesmo um personagem diferente das tradicionais divas que estavam em voga na época. Montando de forma…
João Silvério Trevisan, o padrinho da história LGBTQIA+ no Brasil
Jornalista, cineasta e escritor consagrado, João Silvério Trevisan é, aos 79 anos, um decano do movimento LGBTQIA+ no Brasil, já cimentando como ícone da nossa comunidade e reverenciado por todos que o conhecem. Seu livro Devassos no Paraíso (Companhia das…
Paulo Iotti, um guardião dos direitos LGBTQIA+
Qualquer pessoa que converse com o advogado Paulo Iotti por meia hora entende que ele tem um senso de missão, de um dever a cumprir: a construção da cidadania LGBTQIA+ através das leis. Isso faz dele uma pessoa especial, mas…
Laura Bacellar, uma editora lésbica e pioneira, sem medo do preconceito
Como uma Valquíria viking que pula do navio e se joga na batalha, a editora Laura Bacellar, de 62 anos, tomou de assalto o mercado brasileiro na década de 1990 e cravou ali a temática LGBTQIA+, que até então só…
Banda do Fuxico: Tradição e transgressão no carnaval de SP
Hoje em dia, São Paulo tem o maior carnaval do Brasil. Daqui a algumas semanas, os foliões irão se jogar no carnaval de rua LGBTQIA+ e encontrar tudo pronto para a grande festa. Mas não sabem que houve um grande…
Basquete fora do armário
O que acontece quando um atleta, exemplo de beleza masculina e máscula, faz parte do mundo heterossexual e machista do esporte, rompe com isso tudo e sai do armário? Essa é a história de Jeff Campos, de 31 anos, que…
Luana Hansen, uma MC lésbica com o rap na lata
Falando para esta coluna com uma franqueza desconcertante, com respostas sempre prontas na ponta da língua, aos 41 anos Luana Hansen já é um ícone LGBTI+ do mundo da música de Sampa. A vida de Luana e seu caráter foram…
Te mete com a Bofélia! Uma conversa com Edy Star
Tido como um dos expoentes da androginia do pop-rock brasileiro dos anos 1970, Edy Star transgrediu no visual e na atitude libertária. Fez um LP maravilhoso com seu grande parceiro Raul Seixas, o Sociedade da Grã-Ordem Kavernista (1971), considerado uma…