Na última semana, a personagem Velma Dinkley finalmente foi retratada como lésbica no desenho Trick or Treat Scooby-Doo!  [“Scooby-Doo! Doces ou Travessuras”], após décadas de especulação. Em uma cena que viralizou nas redes sociais, a integrante do Mystery Inc. demonstra estar visivelmente atraída pela estilista Coco Diablo, a ponto de corar com a paixão à primeira vista.

A confirmação da personagem como lésbica rendeu ainda uma página interativa no Google, subindo animações de bandeirinhas do movimento LGBTI+ e do orgulho lésbico quando o usuário faz a busca pelos termos “Velma” e “Velma Dinkley”.

Para celebrar a identidade há muito aguardada e pedida de Velma, separamos abaixo outros personagens tidos como não-heterossexuais nos desenhos animados – seja de forma explícita ou canônica. E veja também nossa seleção de 11 super-heróis dos quadrinhos que são LGBTI+.

VELMA DINKLEY (“SCOOBY-DOO”)

Velma
Velma

A intelectual do Mystery Inc. finalmente foi retratada como lésbica na nova produção da saga Scooby-Doo, Trick or Treat Scooby-Doo! [Scooby-Doo! Doces ou Travessuras, em tradução livre]. Os boatos a respeito da sexualidade de Velma existem desde a estreia do desenho, em 1969, e sua sexualidade já havia sido confirmada pelo roteirista dos filmes live-action, James Gunn, e pelo produtor Tony Cervone. Porém, esta é a primeira vez em que a personagem aparece romanticamente interessada por uma mulher: a estilista Coco Diablo.

BOB ESPONJA (“BOB ESPONJA”)

Bob Esponja
Bob Esponja

Após duas décadas de rumores e especulações, a Nickelodeon, emissora responsável pela criação e exibição de Bob Esponja, confirmou que o personagem é LGBTI+. O anúncio foi feito no Mês do Orgulho em 2020, com uma publicação no Instagram do canal de televisão. “Celebrando o Orgulho com a comunidade LGBTQ+ e seus aliados neste mês e em todos os meses”, escreveram.

MR. SIMMONS (“EI ARNOLD!”)

Mr. Simmons
Mr. Simmons

Durante a divulgação do filme Ei Arnold! Na Selva, Craig Bartlett, criador do desenho, confirmou a teoria dos fãs de que Mr. Simmons namorava o personagem Peter, que apareceu no episódio de Ação de Graças como amigo do professor. “Muito do público assumiu que ele era gay. Então, adivinhem? Peter é o parceiro do Mr. Simmons”, disse. Posteriormente, em publicação no Instagram, Bartlett desejou um Feliz Mês do Orgulho ao personagem, com uma foto de Simmons trajando o arco-íris na camisa.

ARLEQUINA E HERA VENENOSA (“HARLEY QUINN“)

Arlequina e Hera Venenosa
Arlequina e Hera Venenosa

Duas das antagonistas mais adoradas no universo das HQs, Arlequina e Hera Veneosa se beijaram no sétimo episódio da segunda temporada da série animada Harley Quinn. A atriz Margot Robbie, que interpretou a personagem em Aves de Rapina e na franquia Esquadrão Suicida, já revelou que gostaria de ver a bissexualidade de Harley Quinn abordada no universo cinematográfico da DC. “Eu adoraria ver a Hera Venenosa no universo, porque o relacionamento entre Harley e Hera é um dos meus aspectos favoritos dos quadrinhos”, disse.

MARCELINE E PRINCESA JUJUBA (“HORA DA AVENTURA”)

Marceline e Princesa Jujuba
Marceline e Princesa Jujuba

No último episódio de Hora da Ventura, do Cartoon Network, Marceline e a Princesa Jujuba se beijam, celebrando a vitória da batalha contra o inimigo Glob. Ao longo da série, o relacionamento entre as duas se desenvolveu de duas garotas que se estranhavam para amigas e, então, oficialmente como um casal. Quatro anos antes de a cena ser exibida, a dubladora de Marceline, a atriz Olivia Olson, havia confirmado em um evento que as duas personagens já foram namoradas.

KORRA (“A LENDA DE KORRA”)

Korra
Korra

A protagonista da série animada da Nickelodeon já se apaixonou tanto por homens, quanto mulheres ao longo dos episódios de A Lenda de Korra. Embora sua sexualidade nunca tenha ficado explícita, a atriz Janet Varney, que dá voz a Korra nos desenhos, afirmou em entrevista que caso a série fosse feita atualmente, ela terminaria com um beijo explícito entre a personagem titular e Asami.

AS MÃES DE PENNY POLAR BEAR (“PEPPA PIG”)

As mães de Penny Polar Bear
As mães de Penny Polar Bear

Em episódio exibido neste ano, Peppa Pig conheceu as mães da personagem Penny Polar Bear. A decisão de trazer um casal do mesmo sexo para o desenho criado pelos animadores Mark Baker e Neville Astley surgiu após uma petição online, que dizia que “excluir famílias do mesmo sexo [do programa] vai ensiná-las que apenas famílias com um pai ou mãe ou dois pais de sexos diferentes são normais”.

RICK SANCHEZ (“RICK E MORTY”)

Rick Sanchez
Rick Sanchez

No desenho de sucesso da Netflix, feito por Justin Roiland e Dan Harmon, o protagonista Rick Sanchez é lido pelos fãs como pansexual. Embora sua orientação nunca tenha ficado explícita por parte dos criadores, Rick já chegou a se envolver afetivamente com diversos personagens, independente de suas identidades de gênero.

SAILOR URANO E SAILOR NETUNO (“SAILOR MOON“)

Sailor Urano e Sailor Netuno
Sailor Urano e Sailor Netuno

No desenho e no manga, Haruka Tenoh (Sailor Urano) e Michiru Kaioh (Sailor Netuno) são um casal. Na Comic-Con de 1998, em San Diego, o criador de Sailor Moon, Naoko Takeuchi, confirmou que a intenção era retratá-las como um par romântico. Mais que um casal LGBTI+, Sailor Urano também pode ser interpretada como uma personagem não-binária, sendo descrita no manga como “tanto uma garota quanto um garoto”, já que “ela tem a força e a personalidade dos dois gêneros”.

YUKITO TSUKISHIRO (“SAKURA CARD CAPTORS”)

Yukito Tsukishiro
Yukito Tsukishiro

O Yue, de Sakura Card Captors, desenho que fez sucesso no Brasil pelo Cartoon Network e na TV aberta nos anos 2000, é outro personagem gay dos desenhos. Embora o romance entre ele e Touya Kinomoto, irmão de Sakura e bissexual, não seja explícito, os dois já vivenciaram momentos afetuosos ao longo dos capítulos do anime.

WAYLON SMITHERS, PATTY BOUVIER E LISA SIMPSON (“OS SIMPSONS”)

Waylon Smithers, Patty Bouvier e Lisa Simpson
Waylon Smithers, Patty Bouvier e Lisa Simpson

Durante a 27ª temporada de Os Simpsons, Waylon Smithers assumiu para o seu patrão, Sr. Burns, que é gay e que o ama. Rob LaZebnik, roteirista da série, contou ao New York Post que escreveu o episódio em que Smithers se assume LGBTI+ em homenagem a seu filho, Johnny, também homossexual. “Sou um cara do Meio-Oeste [dos EUA], então não sou muito de deixar as emoções à flor da pele, mas eu pensei: ‘Teria um outro jeito melhor de dizer ao meu filho que o amo do que escrevendo um história sobre isso?'”, disse. Além de Smithers, Patty Bouvier, a irmã fumante de Marge, é lésbica e já quase se casou com outra personagem no desenho. Especula-se também, entre os fãs, que Lisa Simpson seja queer.

RUBI E SAFIRA (“STEVEN UNIVERSO”)

Rubi e Safira
Rubi e Safira

No 21º episódio da 5ª temporada de Steven Universo, Rubi, enfim, descobre o amor que sente por Safira e a pede em casamento. Em “Reunidos”, exibido posteriormente, as duas enfim se unem e dão um beijo ao final da cerimônia. Ao longo de sua duração, o desenho do Cartoon Network se tornou famoso por lidar com a diversidade e quebrar tabus, agradando tanto as crianças quanto os fãs mais velhos. À época, a criadora da série, Rebecca Sugar, revelou para a Entertainment Weekly a importância da cena. “Nós não podemos esperar até que uma criança cresça para dizer que ela existe e que a história dela é importante. Estou emocionada pensando nos anos de trabalho incansável de todos nós na equipe, que conduziram a este momento”, disse.