Uma das participantes mais queridas e lembradas de RuPaul’s Drag Race, Adore Delano se declarou uma mulher trans na tarde da última quarta-feira (26). Em um vídeo publicado nas suas redes sociais, a drag queen de 33 anos, disse: “É hora de termos ‘a conversa'”.

“Queria contar a todos que estou transicionando, e mantive isso meio que em segredo nos primeiros três meses porque queria passar pelos estágios iniciais da puberdade de forma privada”, diz Adore Delano. “Eu não sabia o que era esse corpo que Deus me deu. Achei que apenas faria o melhor proveito dele e trabalhar com o que me foi dado por uma década. Mas não foi o suficiente para a minha estabilidade emocional.”


No vídeo (assista acima), ela explica que se declarou como mulher trans à própria mãe ainda aos 12 anos. “Eu não sabia as palavras exatas. Apenas disse que não sou um menino, sou uma menina. Quero viver minha vida como uma garota”, conta, celebrando o acolhimento que recebeu da família após ter começado a usar maquiagem, corset e croppeds.

“Me sinto linda. É um sentimento de disforia à euforia. Estou em uma caminho para o paraíso agora, se é que isso faz sentido”, conta Adore, afirmando ainda que o processo de transição “tem sido muito esclarecedor e provavelmente o mais feliz da minha vida adulta”.

Antes de entrar para o elenco da 6ª temporada de Drag Race, Adore foi uma das competidoras do American Idol, em 2008. Segundo ela, foi nesse momento em que começou a esconder sua verdadeira identidade de gênero para se adequar ao programa.

“Eu joguei isso fora, queimei tudo. Me reinventei em algo que era muito desconfortável – foi quase como um sacrifício para conseguir tudo que eu queria e quase fez sentido para o meu eu de 16 anos”, conta. “Então entrei no programa (American Idol) e continue levando a história até Drag Race.”

LEIA TAMBÉM:

 

O reencontro com seu verdadeiro eu começou há dois anos, quando ela ficou “sóbria”. Antes, Adore diz que “bebia para esquecer” e “voltar ao purgatório” porque não se identificava com o gênero que via no espelho e que, desde criança, “sentia que não se encaixava em nenhum lugar”.

O vídeo em que Adore Delano se declara uma mulher trans já acumulou mais de 1 milhão de visualizações no Instagram e tem recebido comentários de apoio e encorajamento de outras queens da franquia RPDR. “Estou tão orgulhosa de você. Bem-vinda ao lar, mana”, disse Peppermint, que também é uma mulher trans e participou da 9ª temporada do reality show.

Courtney Act, que competiu com Adore na 6ª temporada, também disse: “Eu te acompanho em qualquer jornada. Te amo para sempre”. Já Michelle Visage afirmou que está “tão feliz que poderia explodir” com o anúncio da afilhada. Jinkx Monsoon, Baby, Brooke Lynn Hytes, The Vivienne, Kitty Scott Claus e Black Peppa também apoiaram a amiga.

“Sinto que sou quase uma criança passando pela puberdade, porque já tenho um cérebro meio infantil. Mas, ao mesmo, estou esperançosa. Me sinto bem.”, disse Adore, que pretende fazer a cirurgia de readequação de gênero em novembro deste ano e passar um tempo afastada dos holofotes até o início do próximo ano, enquanto se recupera.

“Estou vivendo no meu mundo agora e isso é tão empoderador, e é tão bom. É um sentimento enorme de libertação”, finalizou.