De atrizes de Hollywood a novos e velhos nomes da indústria cultural, incluindo até mesmo figuras emblemáticas do Brasil, algumas personalidades se declararam publicamente como LGBTQIA+ pela primeira vez nos últimos meses ou ainda entraram em maiores detalhes sobre suas experiências com relação à orientação sexual e à identidade de gênero.

Abaixo, confira nossa lista com os principais nomes de 2024 e 2023, que inclui Bella RamseyDiplo, Gilberto Gil e a cantora Rosalía.

ADORE DELANO

Adore Delano é mulher trans (Foto: Instagram/Reprodução)
Adore Delano é mulher trans (Foto: Instagram/Reprodução)

Uma das queens mais celebradas de RuPaul’s Drag Race, Adore Delano se declarou como mulher trans. “Me sinto linda. É um sentimento de disforia à euforia. Estou em uma caminho para o paraíso agora, se é que isso faz sentido”, conta Adore, afirmando ainda que o processo de transição “tem sido muito esclarecedor e provavelmente o mais feliz da minha vida adulta”.

ALISON BRIE

A atriz Alison Brie se identifica como bissexual (Foto: Instagram/Reprodução)
A atriz Alison Brie se identifica como bissexual (Foto: Instagram/Reprodução)

Em entrevista ao Buzzfeed, a atriz de Community e Glow revelou ser bissexual. Ao ler o tweet de um seguidor, que escreveu “Escute, eu sou bissexual por uma razão, e essa razão é estritamente para ser usada em um ménage com Dave Franco [seu marido] e Alison Brie“, a atriz prontamente respondeu: “É também por isso que sou bissexual”.

BELLA RAMSEY

Bella Ramsey, de "The Last of Us", é não-binárie (Foto: Instagram/Reprodução)
Bella Ramsey, de “The Last of Us”, é não-binárie (Foto: Instagram/Reprodução)

Ramsey, que ganhou destaque no último ano com a série The Last of Us, da HBO, confessou que, além de se identificar como não-binárie, sua orientação sexual também não é normativa. “Ser chamade por “elu” é a coisa mais verdadeira para mim. É quem realmente sou. Você nunca sabe ao certo quem você é, é algo que está sempre em desenvolvimento. Mas acho que as pessoas notaram que não sou 100% hétero”, disse à Vogue britânica.

DIPLO

O produtor Diplo revelou este ano já ter tido relações sexuais com outros homens (Foto: Instagram/Reprodução)
O produtor Diplo revelou este ano já ter tido relações sexuais com outros homens (Foto: Instagram/Reprodução)

O produtor concedeu uma entrevista ao podcast da modelo e atriz Emily Ratajkowski em março de 2023, onde admitiu já ter tido experiências sexuais com outros homens. “Tenho certeza que já recebi um boquete de algum cara… Com certeza. 100%, sim”, disse. No entanto, ele revelou que o ato “não é tão gay” e que embora não se sinta muito excitado por homens, há alguns que poderia namorar ou considerar como parceiro de vida.

Esta não foi a primeira vez que Diplo comentou sobre sua sexualidade em público. Em 2014, durante uma série de perguntas feitas no Reddit, ele chegou a afirmar que “todo mundo é um pouco gay”, incluindo ele.

JESSIE J

Jessie J pediu desculpas a ex por ter dito que bissexualidade era uma "fase" (Foto: Instagram/Reprodução)
Jessie J pediu desculpas a ex por ter dito que bissexualidade era uma “fase” (Foto: Instagram/Reprodução)

Em 2011, a cantora britânica revelou se identificar como bissexual. Pouco depois, disse que a bissexualidade era “apenas uma fase”. Agora, ela parece ter se arreprendido da última declaração. Durante um show em 6 de maio, em Los Angeles, Jessie J surpreendeu os fãs com uma música onde pedia desculpas à sua ex pelo que disse. “Em 2012, eu terminei com minha linda namorada. Com a imprensa na minha cara, disse que era uma fase. Querida, me desculpe”, cantou.

GILBERTO GIL

Gilberto Gil disse já ter "experimentado de tudo" (Foto: Instagram/Reprodução)
Gilberto Gil disse já ter “experimentado de tudo” (Foto: Instagram/Reprodução)

Em entrevista à revista Veja, um dos maiores artistas vivos da música brasileira disse que “experimentou tudo” e que já teve relações com outros homens. “Essas questões de amor, amizade, respeito foram possíveis em momentos em que a sexualidade era uma coisa mais vibrante em mim. Como disse, houve épocas em que ela se aproximou de outros, mas nunca na mesma forma como de outras. Para mim, jamais foram coisas iguais”, contou.

Questionado se acredita pessoalmente que “somos todos bissexuais”, Gil explicou: “Sim, porque somos todos filhos de um pai e de uma mãe, o resultado de uma junção de genes de um e de outro. Portanto, somos todos bissexuais. Agora, o quanto e como isso influencia na condição masculina ou feminina e no exercício da própria sexualidade, aí reside uma variação infinita de possibilidades”.

LEONARDO MIGGIORIN

O ator e psicólogo Leonardo Miggiorin também assumiu seu relacionamento em 2023 (Foto: Instagram/Reprodução)
O ator e psicólogo Leonardo Miggiorin também assumiu seu relacionamento em 2023 (Foto: Instagram/Reprodução)

O ator e psicólogo, que estava no ar há pouco com a reprise da novela Mulheres Apaixonadas, se declarou publicamente pela primeira vez para o namorado no Mês do Orgulho. “Um dia para celebrar a vida! Felicidade, respeito, alegria e amor. Quem se preocupa apenas em julgar as pessoas, não tem tempo pra amá-las. João, obrigado por tantos momentos incríveis”, escreveu. Miggiorin e João Victor Amado estão juntos desde 2022.

LUCAS SOUZA

Lucas Souza se identifica como bissexual/panssexual (Foto: Instagram/Reprodução)
Lucas Souza se identifica como bissexual/panssexual (Foto: Instagram/Reprodução)

Lucas Souza ganhou fama após as idas e vindas do casamento com Jojo Todynho e a participação no reality A Fazenda. Este ano, o ex-militar decidiu falar, após muitos rumores, sobre sua orientação sexual, se identificando como bissexual/panssexual.

“A sexualidade para alguns é algo muito simples, a autoaceitação para outros também, mas esse não foi o meu caso. Meu processo foi diferente, talvez pela mentalidade que fui criado, que o fato de ter vontade de se envolver com os dois gêneros, masculino e feminino, seria algo errado. Isso mesmo que você leu: me considero uma pessoa bissexual ou até mesmo pansexual. Na verdade, nem eu sei ainda. Estou em processo de autoconhecimento, e deveria vivê-lo no meu íntimo, porém, com tantos comentários e com essa pressão que eu estou sentindo, resolvi tornar isso público e compartilhar minhas dúvidas e incertezas com vocês”, escreveu, em carta aberta divulgada nas redes sociais.

MARCOS PITOMBO

Marcos Pitombo está namorando um homem (Foto: Instagram/Reprodução)
Marcos Pitombo está namorando um homem (Foto: Instagram/Reprodução)

Pitombo assumiu publicamente o relacionamento com o diretor de marketing Iasser Hamer Kaddourah através de uma foto nas redes sociais. “Errado seria não compartilhar [o post do namorado]! Esse momento acaba sendo idealizado e temido por qualquer pessoa LGBT. No meu caso, foi inesperado, mas ao mesmo tempo foi num ótimo momento. Uma declaração bonita no contexto de felicitação. Estou aliviado, leve e fortalecido”, disse mais tarde ao jornal O Globo.

MISS BENNY

Miss Benny, da série "Glamorous", é trans (Foto: Instagram/Reprodução)
Miss Benny, da série “Glamorous”, é trans (Foto: Instagram/Reprodução)

A atriz de Glamorous detalhou sua experiência como mulher transgênero para a revista TIME. “Eu sabia que era diferente do plano original, mas senti que poderíamos incluir a jornada no programa, fazendo a transição de Marco junto com a minha na vida real”, explicou Miss Benny sobre o personagem que interpreta na série da Netflix.

Ela também contou que Cristina Ortiz, de Veneno, serviu de inspiração para seu processo de aceitação. “Há uma cena na série em que a personagem principal, uma pessoa queer jovem, conhece sua ídola, uma mulher transgênero mais velha que atende pelo nome de La Veneno. A pessoa mais jovem a pergunta: ‘Quando você começou sua transição’, e Veneno responde a ela, ‘E quando você irá começar a sua?’. Foi um soco no estômago, porque eu sabia que se alguém me perguntasse isso, eu teria a dolorosa noção de quanto tempo senti que perdi por não ter começado a transição antes”, escreveu.

PEDRO SAMPAIO

Pedro Sampaio se assumiu bissexual no Lolla 2023 (Foto: Instagram/Reprodução)
Pedro Sampaio se assumiu bissexual no Lolla 2023 (Foto: Instagram/Reprodução)

Durante apresentação no Lollapalooza 2023, ao som de “Toda Forma de Amor” , de Lulu Santos, o DJ e produtor passou uma série de fotos com a “etiqueta” de suas orientações sexuais, que incluiu Lulu seguida de uma foto sua, ambos identificados como “Bissexual”.

Anteriormente, ele chegou a comentar sobre sua proximidade com Pabllo Vittar, que se estende para além da parceria musical. “Não é marketing. É um pouco de tudo. A gente tem uma relação muito aberta, muito ampla, mas não é nada ‘vou noivar’, ‘vou namorar'”, disse Sampaio.

RODRIGO SIMAS

Rodrigo Simas revelou em entrevista que é bissexual (Foto: Instagram/Reprodução)
Rodrigo Simas revelou em entrevista que é bissexual (Foto: Instagram/Reprodução)

Em março do ano passado, o ator revelou pela primeira vez se identificar como bissexual. Questionado pelo jornal Extra, ele respondeu: “Não tenho problema em falar sobre isso. Mas é um tabu a pessoa ter que se rotular, dizer o que é ou não é. Eu sou um cara livre. Acredito na liberdade de escolha, de ser o que a gente quiser. Eu nunca expus isso, mas sou um homem bissexual. É um rótulo, mas me sinto maduro e tranquilo para falar sobre isso agora”.

ROSALÍA

Rosalía já namorou a atriz Hunter Schafer, de "Euforia" (Foto: Divulgação)
Rosalía já namorou a atriz Hunter Schafer, de “Euforia” (Foto: Divulgação)

Rosalía pode ainda não ter se assumido publicamente como LGBTQIA+, mas já teve relacionamentos amorosos com mulheres, ou, ao menos, com uma em específico. A informação foi divulgada por Hunter Schafer, a Jules de Euforia, que revelou à revista GQ já ter se envolvido por 5 meses com a Motomami em 2019, logo após a cantora explodir no mainstream com o álbum El mal querer. “Houve muita especulação por tanto tempo. Parte de nós já queria acabar logo com isso [assumir o relacionamento publicamente], e outra parte era tipo: ‘isso não é da conta de ninguém!'”, disse a atriz.

SERGINHO ORGASTIC

Serginho Orgastic, apesar de não-binário, não faz uso dos pronomes neutros (Foto: Instagram/Reprodução)
Serginho Orgastic, apesar de não-binário, não faz uso dos pronomes neutros (Foto: Instagram/Reprodução)

Este ano, Serginho Orgastic, um dos ex-BBBs mais marcantes da história do programa, revelou se identificar como não-binário. “Minha identidade de gênero é não-binário. Na época do BBB eu me via como um garoto andrógeno. Depois do programa comecei a me maquiar mais, usar roupas mais femininas, desencadeei tudo e hoje sou como sou. Mas de uns anos para cá descobri que existe um gênero chamado não-binário, que é quando você não se identifica nem como homem, nem como mulher”, contou ao jornal O Globo em janeiro. Nas redes sociais, disse não fazer uso de pronome neutro, por julgá-lo “pavoroso”.

SOPHIA BUSH

Sophia Bush sempre se manifestou a favor dos direitos LGBTQIA+ dentro e fora das redes sociais (Foto: Instagram/Reprodução)
Sophia Bush sempre se manifestou a favor dos direitos LGBTQIA+ dentro e fora das redes sociais (Foto: Instagram/Reprodução)

Sophia Bush, que ganhou destaque nos anos 2000 ao viver a personagem Brooke Davis na série adolescente One Tree Hill, engatou um namoro com a bicampeã mundial de futebol Ashlyn Harris, logo após o divórcio desta com a também jogadora Ali Krieger. Em entrevista à edição de abril da Glamour, a atriz revelou se identificar como queer. “Eu acho que sempre soube que a minha sexualidade existia num espectro. No momento, acho que a palavra que melhor a define é queer. Não consigo dizer isso sem sorrir, na verdade. E isso é ótimo”, disse.